Futuro da Ducati no Grupo VW ainda é incerto

Mirando o objetivo de ter apenas veículos elétricos, empresa irá rever a propriedade da marca de motocicletas italiana
Ducati Panigale V4 S 2020

Ducati Panigale V4 S 2020 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen vem nos últimos anos empreendendo uma grande mudança de filosofia. A marca está partindo para um futuro onde pretende construir apenas veículos que não poluem, como os elétricos. Com isso, marcas de supercarros e motos de alto desempenho dentro do Grupo Volkswagen podem ser vendidas. Além de Bugatti e Lamborghini, a Ducati também estaria em risco.

Em novembro de 2020, o comitê de altos executivos do grupo se reunirá para decidir o destino das três marcas. Segundo reportou a Agência Reuters, citando pessoas com altos cargos na empresa, a Volkswagen está em meio a um processo de renovação mirando a eletrificação de seus produtos. Com isso, ter marcas focadas em performance com veículos de alta performance, como a Ducati, não faria mais sentido.

Saiba mais: Ducati confirma preço da nova Multistrada 950 S no Brasil

Herbert Diess, atual CEO da VW, informou à publicação que “considerando a disrupção pela qual o mercado está passando, devemos nos focar e perguntar o que essa transformação significará para cada parte do grupo”. O executivo adicionou ainda que “as marcas precisam ser avaliadas sob o prisma de novas demandas. Seja eletrificação, penetração de mercado, digitalização ou conectividade dos veículos. Há novos espaços de atuação e cada marca precisa achar seu novo lugar”.

Houve um tempo em que os três grandes grupos automotivos alemães (VW, BMW e Mercedes-Benz) tinham alguma atuação no setor de duas rodas. A BMW tem a divisão Motorrad, enquanto a Mercedes já foi acionista da MV Agusta. A questão agora é esperar para saber se a Volkswagen manterá a Ducati sob seu guarda-chuva apenas para ter um braço no segmento de motocicletas ou se assumirá o papel exclusivo de fabricante de carros elétricos.

Ducati Multistrada 950 2021
Ducati Multistrada 950 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!