Harley diz que reestruturação ''foi um sucesso''
Marca norte-americana afirma em comunicado que a nova estratégia para dar eficiência à empresa atingiu resultados
O ano de 2020 não foi fácil para a Harley-Davidson. Em março do ano passado, as ações da empresa negociadas em bolsa atingiram o menor valor nos EUA. Além disso, um novo CEO foi apontado, Jochen Zeitz. Com ele, a marca adotou a estratégia “Rewire”, onde deixou de lado novos projetos e se reorganizou.
Motos inéditas em segmentos que Harley nunca atuou foram abandonadas, exceto pela Pan America. A marca também deixou de operar em países pouco rentáveis para ela, como a Índia. Por outro lado, se pôs a focar nos segmentos em que já é tradicional e possui um público cativo, como é o caso para as grandes estradeiras.
Saiba mais: sem Sportster e com lojas fechando, Harley-Davidson nega saída do Brasil
Parece que a abordagem conservadora valeu a pena. Em 12 de janeiro, a Harley-Davidson confirmou em um comunicado à imprensa que as novas diretrizes do Rewire foram um sucesso geral. Embora a empresa não tenha revelado seus números de vendas, o mercado parece ter respondido bem. Após a queda de março de 2020, as ações da Harley subiram e estão em alta novamente. Agora, atingiram o valor mais alto desde abril de 2019.
“Estou confiante de que as mudanças substanciais que fizemos com o Rewire nos prepararam para executar com sucesso nosso plano estratégico”, comentou Zeitz no comunicado à imprensa. “Agora somos uma organização mais enxuta e alinhada, e estamos tomando decisões com mais rapidez”. Para 2021 em diante, a Harley-Davidson deve anunciar um novo conjunto de estratégias, chamado de Hardwire. O novo plano de cinco anos da empresa será detalhado em fevereiro.