Holandês quer ir ao Polo Norte de Yamaha R1

O motivo ele não conta, mas piloto já deu a volta ao mundo de moto, além de outras aventuras de longa distância
Sjaak Lucassen e sua Yamaha R1

Sjaak Lucassen e sua Yamaha R1 | Imagem: Reprodução internet

Se você acredita que a distância entre São Paulo (SP) e Brasília (DF) é muito grande para ser percorrida de moto, tendo pouco mais de 1.000 km separando as duas capitais, não verá muito sentido no próximo projeto do piloto holandês Sjaak Lucassen. Ele simplesmente quer ir até o Polo Norte real (não o magnético) a bordo de uma Yamaha R1 saindo dos EUA.

Enquanto Lucassen não revela o motivo específico para ir a um destino tão remoto de moto, o piloto é um especialista em aventuras de longa distância sobre duas rodas. Já em 1995, ele deu a primeira volta ao mundo de moto e, mais recentemente, em 2013, viajou do ponto mais ao norte dos EUA, (em Barrow, no estado do Alaska), até o mais ao sul, em Key West, na Flórida, a bordo de uma Yamaha R1.

Após as dificuldades passadas no Alaska com a moto, Lucassen afirmou que efetuará algumas adaptações mais radicais na moto para enfrentar o frio e a neve do Pólo Norte. Entre essas modificações na R1, o holandês já alargou o garfo dianteiro para acomodar um pneu de neve para carro, enquanto a traseira tem uma balança ainda mais larga que pode acomodar um pneu de caminhão para neve. Com isso, ele precisou alterar também os pontos de saída do pinhão para a corrente e a coroa.

A refrigeração do motor também será complexa, já que o propulsor dificilmente atingirá a temperatura ideal de operação, mas já foi instalado um sistema de pré-aquecimento de óleo. Ainda sem data de início para a empreitada, Lucassen já definiu que não aceitará ajuda externa durante a viagem e trará consigo apenas uma espécie de trenó puxado pela R1 e carregando itens essenciais, como combustível por exemplo. Quem quiser saber mais das aventuras do piloto holandês, ou até mesmo apoiar a causa, pode acessar o seu site dedicado. 

 

Yamaha YZF-R1 2020
Yamaha YZF-R1 2020
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!