A nova Honda CB 1000R já está nas concessionárias de todo o país por R$ 58.690 e conjunto inédito de suspensão, motor de quatro cilindros e com design renovado. E é justamente o que a Honda mais se orgulha de ter alcançado: uma moto que entrega perfomance sem relegar a beleza a um segundo plano. Associar a potência ao charme de uma moto do estilo café racer foi a principal missão do time de desenvolvimento.

O projeto 100% inédito, segundo a Honda, atingiu esse objetivo: "a CB 1000R mostra a intenção da Honda de olhar sempre para o futuro e assumir o papel de inspirar. Sabendo que a expectativa dos clientes do segmento naked é cada vez maior, fomos mais longe, e em vez de oferecer um mero aumento do desempenho fizemos que a experiência ao guidão da CB 1000R fosse emocionante e excitante, mas que também envolvesse o verdadeiro prazer decorrente da posse e exibição de uma motocicleta única. Estamos muito orgulhosos do resultado alcançado, tanto quando a CB 1000R está em movimento quanto parada em nossa garagem", afirmou o líder do projeto S. Uchida.

Os projetistas garantiram 4 diferentes modos de condução que possibilitam alterar o nível de potência, freio-motor e da intervenção do controle de tração. "Rain" ajusta o motor para entregar menos potência, com freio-motor intermediário e controle de tração no nível mais alto. No modo "Standard" os três quesitos ficam no nível intermediário, enquanto que no "Sport" a potência está em sua plenitude, com freio-motor e controle de tração menos intrusivos. O último modo é o "User", que deixa o condutor configurar do jeito que achar mais conveniente, inclusive desligando o controle de tração.

A moto pesa apenas 199 kg (seca) e com seu motor DOHC de 998 cm³, entregando potência de 141,4 cv e 10,2 kgfm de torque, faz com que ela seja mais rápida que a CBR 1000RR Fireblade até os 130 km/h, utilizando as três primeiras marchas. E por falar em transmissão, o câmbio possui embreagem deslizante de comando hidráulico e seis velocidades.

Luzes de LED

Em relação ao desenho, ela parece estar mais compacta, o chassi é monotrave de aço de baixo peso e as suspensões são inéditas, Showa com regulagem. Os faróis são inteiramente de LED e o suporte da placa, fixado à balança da suspensão monobraço traseira, evidencia a rabeta curta e as lanternas de LED, além da alça do garupa. A luz diurna de LED passa a ser a assinatura da CB 1000R. O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante) indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta, sobreaquecimento do líquido de arrefecimento, corte do controle de tração, pressão do óleo do motor, injeção.

Já o reduzido número de componentes de plástico exalta a boa qualidade de construção da motocicleta, destacando os elementos metálicos tais como as molduras do radiador, laterais, proteção das ponteiras de escape e também de detalhes usinados no motor pintado de preto. Outro destaque é o tanque de combustível de aço, sem soldas à vista.

A Honda CB 1000 R está disponível em vermelho metálico e preto perolizado por R$ 58.690. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e há ainda Honda Assistance, que garante assistência 24 horas em países da América do Sul.

 
 
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
Honda CB 1000R 2019
Honda CB 1000R 2019
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw