Honda CB 150X aparece no Brasil em patentes: será que faria sentido no país?

Crossover de baixa cilindrada de origem indonésia tem visual atraente e motor de 15,6 cavalos de potência. Modelo parece uma CB 500X de menor rendimento
Honda CB 150X aparece no Brasil em registro de patente

Honda CB 150X aparece no Brasil em registro de patente | Imagem: INPI

A Honda CB 150X é uma moto recente da fabricante lançada na Indonésia. O modelo lembra uma CB 500X de menor cilindrada, e acaba de aparecer em registros de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. 

Esse tipo deo registro não garante que o modelo será vendido um dia no país, é apenas um modo de a empresa garantir a exclusividade do desenho de cada moto - ou outros tipos de produtos - mundo afora e evitar cópias. No entanto, algumas vezes é um indício de que possa chegar ao mercado.

VEJA TAMBÉM:

Detalhes técnicos da CB 150X

A moto seria uma opção requintada para a baixa cilindrada, dado que apesar de não ser potente, tem um visual imponente e muitos detalhes estéticos especiais. Com certa vocação aventureira, a CB 150X parece uma "mini-crossover", ou seja, segue uma tendência vista em modelos como CB 500X ou NC 750X. Todas podem encarar a terra, mas não são extremas como as adventure de fato.

Honda CB 150X
Honda CB 150X
Imagem: Honda

Isso é demonstrado nas rodas de liga-leve e aro 17 da moto, mais adequadas ao asfalto. Seus pneus, de medidas 100/80-17M/C 52P (dianteiro) e 130/70-17M/C 62P (traseiro), também seguem uma linha menos off-road. Com um câmbio de 6 marchas, a moto está equipada com motor monocilíndrico de 149,16 cc, que rende 15,6 cavalos de potência e 13,8 Nm de torque,

O que chama atenção é a suspensão dianteira do tipo invertida, mais eficaz em relação às não invertidas e não comum de ver em motos dessa cilindrada; ela tem curso de 150 mm e é produzida pela Showa. Para um peso total de 139 kg, a CB 150 tem tanque com capacidade de 12 litros.

Honda CB 150X vista pela traseira
Honda CB 150X vista pela traseira
Imagem: INPI

A CB 150X faria sentido no Brasil?

Na Indonésia, o modelo é vendido nas cores vermelho, verde e preto ao preço de 32.950.000 rúpias indonésias. Em uma conversão direta o valor seria de quase R$ 12 mil, mas longe do que seria praticado por aqui por conta de taxas de importação, por exemplo. Sem dúvida, a CB 150X parece ser um modelo bem interessante, mas por seus detalhes diferenciados, como o protetor de motor, amplas carenagens ao redor do tanque e bolha dianteira, talvez ficasse com um preço muito salgado para a sua cilindrada.

Além disso, fora os scooters, os modelos de baixa cilindrada da Honda, como a linha CG, Biz e Pop, são todos de origem nacional, mais preparados para o gosto e rodagem nas ruas e estradas brasileiras. Isso tudo torna bem complexa uma possível vinda da CB 150X ao país, a não ser que sejamos surpreendidos. 

Frente da Honda CB 150X
Frente da Honda CB 150X
Imagem: INPI