Honda CB 150X aparece no Brasil em patentes: será que faria sentido no país?
Crossover de baixa cilindrada de origem indonésia tem visual atraente e motor de 15,6 cavalos de potência. Modelo parece uma CB 500X de menor rendimento
A Honda CB 150X é uma moto recente da fabricante lançada na Indonésia. O modelo lembra uma CB 500X de menor cilindrada, e acaba de aparecer em registros de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Brasil.
Esse tipo deo registro não garante que o modelo será vendido um dia no país, é apenas um modo de a empresa garantir a exclusividade do desenho de cada moto - ou outros tipos de produtos - mundo afora e evitar cópias. No entanto, algumas vezes é um indício de que possa chegar ao mercado.
VEJA TAMBÉM:
- Como um cão deu nome a uma lendária (e pequena) moto Honda
- Royal Enfield Scram 411 é finalmente apresentada; veja fotos
Detalhes técnicos da CB 150X
A moto seria uma opção requintada para a baixa cilindrada, dado que apesar de não ser potente, tem um visual imponente e muitos detalhes estéticos especiais. Com certa vocação aventureira, a CB 150X parece uma "mini-crossover", ou seja, segue uma tendência vista em modelos como CB 500X ou NC 750X. Todas podem encarar a terra, mas não são extremas como as adventure de fato.
Isso é demonstrado nas rodas de liga-leve e aro 17 da moto, mais adequadas ao asfalto. Seus pneus, de medidas 100/80-17M/C 52P (dianteiro) e 130/70-17M/C 62P (traseiro), também seguem uma linha menos off-road. Com um câmbio de 6 marchas, a moto está equipada com motor monocilíndrico de 149,16 cc, que rende 15,6 cavalos de potência e 13,8 Nm de torque,
O que chama atenção é a suspensão dianteira do tipo invertida, mais eficaz em relação às não invertidas e não comum de ver em motos dessa cilindrada; ela tem curso de 150 mm e é produzida pela Showa. Para um peso total de 139 kg, a CB 150 tem tanque com capacidade de 12 litros.
A CB 150X faria sentido no Brasil?
Na Indonésia, o modelo é vendido nas cores vermelho, verde e preto ao preço de 32.950.000 rúpias indonésias. Em uma conversão direta o valor seria de quase R$ 12 mil, mas longe do que seria praticado por aqui por conta de taxas de importação, por exemplo. Sem dúvida, a CB 150X parece ser um modelo bem interessante, mas por seus detalhes diferenciados, como o protetor de motor, amplas carenagens ao redor do tanque e bolha dianteira, talvez ficasse com um preço muito salgado para a sua cilindrada.
Além disso, fora os scooters, os modelos de baixa cilindrada da Honda, como a linha CG, Biz e Pop, são todos de origem nacional, mais preparados para o gosto e rodagem nas ruas e estradas brasileiras. Isso tudo torna bem complexa uma possível vinda da CB 150X ao país, a não ser que sejamos surpreendidos.