Honda CG Titan 160 ou Yamaha Fazer 150: o que cada uma traz?
Disputa entre a líder absoluta e sua principal rival no segmento mostra que há alternativa para as motos utilitárias
Apesar de a Honda CG 160 Titan ser a líder incontestável de vendas no mercado brasileiro de motocicletas 0 km e praticamente um sinônimo de moto utilitária, ela não é a única opção do competitivo segmento das motos street de baixa cilindrada.
Sua principal concorrente vem exatamente da única marca que consegue rivalizar em vendas com a Honda: a Yamaha. Trata-se da Fazer 150.
Mas, o que cada uma traz nas versões mais caras? Configura a seguir suas principais características e nossa conclusão:
Preços:
Honda CG 160 Titan: R$ 11.764
Yamaha Fazer 150 UBS: R$ 12.052
Mecânica:
Honda CG 160 Titan
Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar, flex
Cilindrada: 162,7 cm³
Potência: 15,1 cv (etanol)
Torque: 1,54 kgfm (etanol)
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: cinco marchas
Tanque: 16,1 litros
Peso a seco: 117 kg
Yamaha Fazer 150 UBS
Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar, flex
Cilindrada: 149 cm³
Potência: 12,4 cv (etanol)
Torque: 1,30 kgfm (etanol)
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: cinco marchas
Tanque: 15,2 litros
Peso a seco: 115 kg
Equipamentos de série
Honda CG 160 Titan: partida elétrica, rodas de liga leve de 18 polegadas, painel de instrumentos digital, freio a disco na dianteira, freio a tambor na traseira, sistema de freios combinados, trip A e B, relógio e marcador de combustível.
Yamaha Fazer 150 UBS: mesmos equipamentos da CG com a adição de alças para o garupa de alumínio e cavalete central. Apesar de o velocímetro e outros instrumentos serem exibidos em tela digital, o conta-giros é separado e analógico.
Suspensão
Honda CG 160 Titan
Dianteira: garfo telescópico, 135 mm de curso
Traseira: duplo amortecedor, 106 mm de curso
Yamaha Fazer 150 UBS
Dianteira: garfo telescópico, 120 mm de curso
Traseira: duplo amortecedor, 92 mm de curso
Garantia
Honda CG 160 Titan: 3 anos
Yamaha Fazer 150 UBS: 3 anos
Vendas (até maio de 2020)
Honda CG 160: 84.428 unidades
Yamaha Fazer 150: 3.325 unidades
Conclusão
No papel fica mais fácil entender o motivo de a Honda CG 160 ter a preferência dos profissionais. Na versão Titan, ela é mais barata e potente que a rival, além de ter trunfos sobre a Fazer 150 na hora de trabalhar, como o tanque de maior capacidade e a suspensão de maior curso para nossas esburacadas ruas. A Yamaha Fazer 150 por sua vez oferece um visual mais esportivo, proposta reforçada pelo conta-giros analógicos. Com suspensão mais firme e sendo mais leve, também permite uma tocada mais esportiva.