Honda garante a patente de duas inéditas motos chinesas de 190 cc no Brasil

Modelos CRF 190 L e CB190TR foram lançados no ano passado na China e trazem estilo aventureiro e retrô em proposta acessível
A CB190TR: uma bela moto com motor já produzido no Brasil

A CB190TR: uma bela moto com motor já produzido no Brasil | Imagem: Reprodução

A Honda acaba de registrar no Brasil os desenhos industriais de duas motocicletas bastante intrigantes e que foram lançadas na China no ano passado.

São a aventureira CRF 190 L, uma "mini-Africa Twin", e a neo retrô CB190TR, uma naked com toques de Café Racer. Em comum, as duas motos utilizam o mesmo motor de 184,4 cv, com 16 cv de potência e 16 nm de torque.

Para quem pensou rápido, sim, esse motor monocilíndrico é semelhante ao propulsor flex utilizado pela XRE 190 no Brasil, o que facilitaria uma possível produção em Manaus dos dois modelos.

Como sempre, é importante reiterar que um registro no INPI, o instituto de marcas e patentes brasileiro, não quer dizer que esses produtos serão produzidos ou mesmo vendidos por aqui, mas certamente estão no radar da montadora, que não perde a chance de ocupar os poucos nichos onde não domina em nosso mercado.

A aventureira CRF 190 L no INPI
A aventureira CRF 190 L no INPI
Imagem: Reprodução/INPI

Tanto a CRF 190 L quanto CB190TR agradam pelo visual atraente e poderiam ser modelos mais acessíveis para quem busca uma motocicleta com mais personalidade.

A CB190TR, com seu farol circular em LED e painel digital também cilíndrico, chegou ao mercado chinês em julho. Curiosamente, a moto presta uma homenagem ao piloto Marc Marquez graças ao número 93 estampado nas laterais. Ela poderia ocupar um espaço interessante, alternativo à Twister, oferecendo menos potência, porém, com um apelo maior.

A CRF 190 L, por sua vez, é menos óbvia já que a parte técnica é bastante semelhante à XRE 190, incluindo suspensão, freios e outros detalhes. Sem dúvida, a inspiração na Africa Twin faria da moto chinesa um produto mais chamativo, mas na prática não faz muito sentido tê-la ao lado do modelo brasileiro já que a canibalização de vendas seria inevitável.

O registro da CB10TR no INPI
O registro da CB10TR no INPI
Imagem: Reprodução/INPI

Se não vende como a irmã XRE 300, a XRE 190 não faz feio nos emplacamentos. Mas que a CRF 190 L seria uma bela adição ao portfólio, não há dúvida.

Por enquanto, nos resta torcer para que as patentes sejam um sinal de que a Honda está preparando alguma surpresa, o que certamente ela negará, como em outras ocasiões.

A CRF 190 L busca inspiração na Africa Twin
A CRF 190 L busca inspiração na Africa Twin
Imagem: Divulgação