Honda terá rival para a BMW S1000XR?

Marca efetuou pedido de registro para uma moto que parece trail, mas tem pneus de asfalto e motor de maior capacidade
Honda NC 750X 2020

Honda NC 750X 2020 | Imagem: Divulgação

Aparentemente, a Honda vem trabalhando em um novo projeto. A marca já atua no segmento de aventureiras com modelos como as CB 500X e NC 750X, mas ambas possuem motores bicilíndricos. Como esse segmento é mais voltado para o uso no asfalto do que grandes incursões na terra, apesar do visual, a empresa deve introduzir novas ideias dentro desse tema.

Imagens de um pedido de patente da Honda na Ásia vazaram e mostram um modelo visualmente inédito. A motocicleta apresenta um design que pode ser chamado de esportivo. É utilizada uma carenagem parcial bem angulada que parece ser uma parte integrante do tanque de combustível. Além disso, as rodas de liga-leve e os pneus convencionais, juntos ao grande para-brisa, mostram um interesse maior no uso rodoviário.

Esse novo projeto de aventureira da Honda tem escape de saída dupla, enquanto a suspensão traseira é composta por braço único. Para completar a vocação de asfalto, a moto ainda possui pinças de freio dianteiras montadas em posição radial e suspensão frontal telescópica com garfos invertidos. Sua configuração está mais próxima de uma esportiva do que de uma big trail. E não é como se a proposta fosse inédita, pois a BMW já oferece a S1000XR (baseada na S1000RR) com essa ideia e seria uma rival.

Outra prova cabal de que a moto não quer entrar na lama é a motorização. As imagens da patente mostram um propulsor de quatro cilindros em linha. Esse tipo de propulsor não é muito comum em modelos de proposta off-road por serem mais volumosos e pesados, tirando agilidade da moto nas trilhas. Além disso, motores de quatro cilindros costumam ter boa entrega de potência em altas rotações, enquanto na terra uma entrega de torque em baixas rotações é mais apreciada.

Honda NC 750X 2020
Honda NC 750X 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!