Honda XRE 300 ganha estilo renovado na linha 2019
Aventureira conta com novo design, iluminação 100% de LED, freios com ABS de duplo canal e estrutura mais leve como principais atrações
A Honda XRE 300 está prestes a completar dez anos de mercado e para comemorar, a fabricante promoveu diversas atualizações no modelo – a mais extensa desde o seu lançamento. Mas os fãs não precisam se preocupar, já que o conhecido estilo da moto não foi modificado, mas apenas modernizado, de acordo com a Honda. Assim, a carenagem dianteira foi preservada, embora com desenho atualizado, o que permite identificar o modelo, ao mesmo tempo em que deixa nítida a impressão de novidade.
Além disso, o sistema de iluminação é totalmente novo, com a adoção de LEDs no conjunto óptico frontal, lanterna e luzes indicadoras de direção (setas). Além de conferir uma aparência muito mais moderna e elegante, as novas luzes também proporcionam melhor visibilidade, têm maior vida útil e ainda consomem menos energia. Retrovisores e alças laterais traseiras também possuem novos desenhos.
Na linha 2019, a Honda XRE 300 passa a ser oferecida apenas em versão única, dotada de freios com sistema ABS de duplo canal (dianteira e traseira), que permite a utilização em pisos com aderência reduzida (lama, areia e cascalho, por exemplo), além do acionamento alternado (de maneira independente) dos freios dianteiro e traseiro. A moto também passou por uma “dieta” que resultou em uma redução de 5,4 kg no seu peso total. Graças a isso, a XRE 300 2019 tem relação peso-potência mais favorável, bem como uma melhor distribuição das massas, o que contribui para a sua dirigibilidade. O conjunto de suspensão segue com a fórmula bem-sucedida: telescópica de longo curso na dianteira e Pro-Link (com ajuste na pré-carga da mola) na traseira, enquanto as exclusivas rodas de alumínio (21” na frente e 18” atrás) oferecem maior resistência.
O motor também não traz mudanças significativas. Com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), 291,6 cm³ e arrefecido a água, esse monocilíndrico flex conta com injeção eletrônica e é capaz de entregar 25,6 cv/25,4 cv a 7.500 rpm e 2,80 kgfm/2,76 kgfm a 6.000 rpm (etanol e gasolina). Lembrando que se trata do único motor dessa cilindrada no segmento e que, de acordo com a fabricante, ele é capaz de manter a motocicleta em velocidades típicas de uso em rodovias trabalhando em baixas rotações, o que favorece a durabilidade, o consumo e o conforto dinâmico.
A Honda XRE 300 2019 está disponível em quatro novas cores: vermelho (Rally), verde fosco (Adventure), azul escuro perolizado e prata metálico e os preços sugeridos são R$ 18.690 (Rally e Adventure) e R$ 18.200 para as demais. A garantia de fábrica é de três anos sem limite de quilometragem.