Ingleses constroem Royal Enfield elétrica

Empresa especializada na conversão de carros clássicos apresenta a mesma solução para a Classic 500
Electric Classic Cars Photon

Electric Classic Cars Photon | Imagem: Reprodução internet

Apesar de rumores terem aparecido no passado, ainda não há nada confirmado sobre uma possível Royal Enfield com propulsão elétrica no futuro. No entanto, isso não impediu os ingleses da Electric Classic Cars de fazer uma Classic 500 elétrica independentemente da fabricante.

Como o nome da oficina sugere, a empresa é especializada na conversão de veículos clássicos a combustão para motorização elétrica. No caso da moto da Royal, ela recebe o nome de Photon após ser convertida. Como pode ser visto nas imagens, algumas alterações foram necessárias para abrigar o grande conjunto de baterias. Apesar da alteração, a Electric Classic Cars, diz que a Photon pesa cerca de 200 kg. Uma Royal Enfield Classic 500 original pesa cerca de 194 kg, para comparação.

Toda a porção central do chassis precisou ser refeita para acomodar as baterias. O motor elétrico foi instalado diretamente na roda traseira, eliminando a necessidade de transmissões ou correntes. Tudo o que você vê no lugar onde deveria estar o motor a combustão é o abrigo das baterias elétricas.

De acordo com a oficina, o conjunto de baterias tem 2,5 kWh de capacidade, enquanto o motor elétrico tem 13 kW de potência, ou cerca de 17 cv. A Electric Classic Cars não divulgou o número de torque, mas espera-se que seja mais que o do motor a combustão devido às propriedades intrínsecas do motor elétrico.

O único número de performance divulgado para a Photon é a retomada de 50 km/h a 80 km/h, que ocorre em cerca de seis segundos. A velocidade máxima da moto é de 112 km/h e sua autonomia, caso seja usada abaixo dos 100 km/h, pode chegar a 160 km. A moto é acompanhada de um carregador de 7 kW, que tem capacidade para recarregar as baterias em cerca de 90 minutos. O preço ainda é relativamente salgado: 20.000 libras esterlinas, ou cerca de R$ 129,1 mil na cotação atual.

Electric Classic Cars Photon
Electric Classic Cars Photon
Imagem: Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!