Iniciativa alemã pode banir motos com escape esportivo

Governos locais na Alemanha preparam-se para votar conjunto de medidas contra motocicletas barulhentas
Programa Honda RedRider

Programa Honda RedRider | Imagem: Divulgação

No continente Europeu, alguns governos locais já estão realizando um trabalho de conscientização e fiscalização para motociclistas que causam poluição sonora. Na França, inclusive, já existem radares específicos apenas para flagrar motocicletas muito barulhentas.

No entanto, uma iniciativa do governo regional de Baden-Württemberg (Alemanha) pode entrar em votação em breve e pretende levar esse tipo de fiscalização para um outro nível. Chamada de “Iniciativa para Motocicletas Ruidosas”, o conjunto de medidas pede diversas ações para diminuir a poluição sonora gerada por motos nesta região.

Primariamente, a iniciativa pede maneiras para reforçar que os motociclistas aliviem o acelerador em áreas urbanas ou residenciais próximas às estradas. Ao mesmo tempo, a iniciativa pede a proibição total dos escapes esportivos ou de qualquer sistema de escapamento que não seja original, além de exigir multas para aqueles que modificarem os escapes originais com intuito de burlar tal regra.

O conjunto de medidas que será apresentado na Alemanha claramente pede reforço policial para garantir o cumprimento de tais regras, mas pode causar um efeito ainda pior. Acontece que uma das medidas consideradas é o banimento total de qualquer tipo de motocicletas em determinadas estradas durante finais de semana e feriados alegando “proteção sonora” à vizinhança.

Som
Alguns países europeus querem reduzir a poluição sonora gerada por algumas motos
Imagem: Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!