Kawasaki apresenta suas motos eletrificadas
Fabricante revelou um modelo híbrido e outro completamente elétrico durante um evento da marca no Japão
A Kawasaki tem passado por um momento de transformação. No início deste mês, houve uma mudança no nome completo da marca. Antes uma divisão chamada de Kawasaki Heavy Industries Motorcycle & Engine, agora ela foi transformada numa empresa independente, chamada apenas Kawasaki Motors.
Porém, esta não foi a única mudança. De acordo com o site Cycle World, a empresa também revelou no Japão suas novas motocicletas eletrificadas. Uma delas é a já aguardada moto híbrida da marca, que combina um motor a combustão com outro elétrico. Já a segunda é completamente elétrica, dispensando o uso de um propulsor convencional.
Esses dois modelos, cujos nomes não foram definidos ainda, representam esta nova fase da fabricante. A promessa é de que até 2035 só haverá motos elétricas ou híbridas na gama da Kawasaki em países desenvolvidos. E mesmo sendo um plano a longo prazo, a marca promete que vai lançar 10 modelos eletrificados até 2025.
Kawasaki híbrida
O protótipo mostrado pela fabricante japonesa une um motor de dois cilindros em linha a um elétrico com sistema de 48V. E o propulsor movido a eletricidade é extremamente compacto, sendo localizado sob o assento. Embora não tenha revelado dados técnicos, o Cycle World aposta no uso de propulsores a combustão de 250 cc ou 400 cc para completar o conjunto híbrido.
A justificativa da marca para o modelo é que ele pode ser utilizado nas cidades e até mesmo em rodovias, já que o motor a combustão ajudaria a manter o propulsor elétrico carregado. Sem contar o sistema de recuperação de energia, que também auxiliaria neste processo.
Já o propulsor elétrico pode servir tanto para aumentar a autonomia quanto para melhorar a performance. Outra possibilidade seria utilizar o conjunto a eletricidade dentro da cidade, como em um carro híbrido. Por conta das transições dos propulsores, pode ser que a Kawasaki adicione uma transmissão automatizada de dupla embreagem na moto, para ajudar a suavizar os eventuais trancos.
Modelo elétrico
O modelo elétrico apresentado não chega a ser uma novidade. Afinal, esse protótipo tem sido trabalhado pela Kawasaki desde 2019. Na época, a marca revelou que a moto pesaria cerca de 220 kg e teria uma autonomia de aproximadamente 100 km. Porém, é preciso aguardar os dados técnicos da moto para saber ao certo se este protótipo será utilizado como um modelo de produção, ou se a marca vai apenas utilizá-lo como laboratório para desenvolver a tecnologia.
O que é certo é que o futuro na Kawasaki não será completamente eletrificado. A marca pretende desenvolver motores movidos a hidrogênio, o que manteria, de certa forma, os propulsores a combustão em linha.