Kawasaki elétrica deve manter câmbio convencional
Novidade que deve se chamar Endeavor oferecerá motor elétrico, mas visual e câmbio a aproximam de uma moto normal
A Kawasaki antecipou por meio de um vídeo-teaser que sua primeira motocicleta elétrica produzida em larga escala deverá se chamar Endeavor EV. O modelo foi revelado no ano passado ainda como um conceito. O seu nome não havia sido anunciado e, mesmo agora, não se conhecem muitos detalhes da moto.
Apesar do passo em direção ao futuro, a novidade deverá trazer algo bem conhecido dos motociclistas: um câmbio de acionamento mecânico. Não há um número confirmado de marchas, mas, pelo vídeo antecipado, vê-se o piloto passando ao menos por quatro marchas a bordo da Kawasaki Endeavor EV.
De acordo com a marca japonesa, "a transmissão manual não apenas permite uma maior amplitude de velocidade, mas também permite que o motociclista tenha uma maior interação ao operar a motocicleta". Neste último vídeo da Kawasaki Endeavor, mostra-se um protótipo da motocicleta elétrica sendo guiada em uma pista de corrida com a tocada forte. Nele, o piloto está usando o pedal de marchas convencional, enquanto a força chega à roda traseira por meio de uma corrente.
Em termos de especificações técnicas da Kawasaki Endeavor, elas continuam a ser um mistério por enquanto. No entanto, especula-se na mídia internacional que a motocicleta elétrica esportiva tenha cerca de 26 cv de potência e abundância de torque em baixa, como é o usual em veículos elétricos. O conjunto de baterias deverá ficar escondido sob a carenagem frontal.
O pouco do visual da Kawasaki Endeavor EV que aparece no vídeo teaser mostra que a marca não optou por soluções convencionais apenas no câmbio. A moto exibida estava muito mais próxima do visual de uma Kawasaki Ninja 400, esportiva de entrada da marca no Brasil, do que a um modelo futurista.