Kawasaki estuda moto híbrida com compressor elétrico

Marca registrou a tecnologia E-Boost há alguns meses e agora tem trabalhado em um sistema eletrificado ligado a um motor com supercharger
Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica

Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica | Imagem: Divulgação

Rumores sobre uma possível moto híbrida feita pela Kawasaki circulam há algum tempo. No entanto, parece que a fabricante japonesa planeja algo ainda mais especial. Segundo o site Motorcycle, uma patente da marca indica o uso de um supercharger com acionamento elétrico em projetos futuros, o que seria um indício do uso da tecnologia híbrida nas motos da marca.

Vale lembrar que nem sempre essas patentes resultam em novos veículos. Porém, no caso da Kawasaki, ela já havia registrado a marca E-Boost no Japão para motocicletas híbridas e elétricas. Portanto, este pode ser outro indício de que a marca está trabalhando em um modelo eletrificado.

Supercharger elétrico 

O curioso é que o sistema da Kawasaki incluiria um supercompressor de acionamento elétrico. Vale lembrar que já há modelos equipados com a sobrealimentação na gama da empresa, como a linha H2, porém são modelos mecânicos convencionais. Dessa forma, o sobrealimentador é acionado pelo virabrequim do motor, por meio de uma corrente. 

No caso deste supercharger, ele seria ativado por meio de um motor elétrico. Isso permitiria que ele estivesse pronto de modo imediato, por conta da resposta imediata e plena. Em contrapartida, seria necessário instalar mais peças na moto com o sistema, já que é preciso ter baterias maiores e um motor elétrico.

Há outras particularidades no sistema patenteado pela Kawasaki. De acordo com o Motorcycle, o diagrama revela que o conjunto eletrificado pode escolher sozinho quando é a hora de utilizar apenas o motor a combustão, apenas o elétrico, ou ambos combinados. No entanto, o piloto também poderia fazer essa alteração sozinho, de acordo com a sua necessidade.

Outra característica é que a moto teria um câmbio manual e que poderia utilizar todas as marchas mesmo no modo elétrico. Com isso, o sistema seria relativamente diferente do utilizado na maioria das motocicletas elétricas, já que elas costumam ter apenas uma marcha.

Teaser mostra mais detalhes do sistema híbrido da Kawasaki
Teaser mostra mais detalhes do sistema híbrido da Kawasaki
Imagem: Divulgação

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos