Lendária moto Ural deixa Rússia após 80 anos e vira cazaque
Com dificuldades causadas pela Guerra na Ucrânia, fabricante mudou fábrica para país vizinho. Primeira unidade já foi produzida no novo local
A lendária fabricante russa de motos Ural se viu obrigada a deixar seu país de origem para continuar com seus negócios. Com problemas de logística e sanções por causa da Guerra na Ucrânia, a empresa comunicava desde o início do conflito as dificuldades de logística que passava e resolveu transferir a sua produção de Irbit, na Rússia, para Petropavlovsk, no Cazaquistão.
O movimento ocorreu 80 anos depois de da fabricante surgir, ainda como um projeto do governo soviético durante a 2ª Guerra Mundial. Na época, as primeiras motos russas surgiram como um cópia da BMW R71 a partir de 1941. Atualmente, a empresa tem como um dos principais mercados os Estados Unidos, onde possui uma subsidiária.
VEJA TAMBÉM:
- Honda Forza 350 e Yamaha NMax 250: scooters são rivais? Compare
- O que está acontecendo com a Voltz? Marca patina após inaugurar fábrica
Com o conflito, a Ural disse que poderia ficar até 6 meses sem conseguir entregar suas motos, e já havia anunciado a mudança para território cazaque. A empresa anunciou que a primeira motos feita no Cazaquistão foi produzida no final de julho. O país, um ex-república soviética, faz fronteira ao sul da Rússia, na Ásia Central.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
"É um verdadeiro marco. Somos humildes e gratos à comunidade Ural em todo o mundo por acreditar em nós. Cada palavra de apoio conta e alimenta nossa equipe para continuar. Estamos animados e determinados a seguir em frente, mais do que nunca", disse a empresa.
O principal nicho de atuação da Ural são as motos clássicas e, inclusive, a empresa aposta numa gama recheada de modelos com side-car.
MAIS DO MUNDO MOTO