Moto chinesa clona conceito original e chega primeiro às lojas

Naked futurista Xianglong JSX500i foi apresentada na China claramente copiando a TVS Zeppelin R, mostrada em 2018 e que ainda não foi lançada na Índia
Moto conceitual TVS Zeppelin

Moto conceitual TVS Zeppelin | Imagem: Divulgação

O roteiro “marca lança moto emblemática e é copiada por empresa chinesa” é mais do que conhecido em vários setores da indústria, inclusive entre os fabricantes de motocicletas. Mas ver um clone de uma moto conceitual chegar primeiro ao mercado que a versão original é novidade.

Pois é o que ocorreu com a moto indiana Zeppelin R, da TVS. Mostrada num salão local em 2018, a bela moto trouxe ares retrô e propulsão híbrida. No entanto, a marca, conhecida no Brasil pelas motos Apache produzidas sob licença pela Dafra, até hoje não lançou uma versão de produção da Zeppelin.

Três anos se passarem e eis que a Xianglong lança a JSX500i, uma moto que é cara e o focinho do modelo da TVS. A semelhança beira a desfaçatez, incluindo o mesmo farol hexagonal, carenagens, tanque de combustível e outros detalhes que saltam aos olhos.

Para não dizer que a JSX500i é uma cópia perfeita da Zeppelin R estão lá os retrovisores convencionais e as rodas em liga leve de desenho mais atraente, nesse caso específico.

A TVS Zeppelin e sua clone, a Xianglong JSX500i
A TVS Zeppelin e sua clone, a Xianglong JSX500i
Imagem: Divulgação

O pacote técnico, entretanto, é onde as coisas se separam. Enquanto o conceito da TVS foi equipado com um motor monocilídro de 220cc e 20 cv de potência aliado a um propulsor elétrico com freios regenerativos, a chinesa usa um bicilíndro de 472cc e 45 cv.

A Xianglong JSX500i possui 2,15 m de comprimento, 0,89 m de largura e 1,18 m de altura, com entre eixos de 1,46 m e distância ao solo de 140 mm. As rodas são de 17 polegadas em ambas os eixos, com um pneu 120/70 na frente e um pneu 150/70 na traseira.

Segundo a marca chinesa, a JSX500i pode chegar a 150 km/h. E é bem mais “veloz” que sua inspiração indiana até na linha de montagem...

Assine a newsletter semanal do AUTOO!