Moto elétrica que custa só US$ 1,5 mil foi feita para a África (mas cairia bem no Brasil)

Modelo Roam Air para todo-terreno, na cidade ou em zonas rurais, conta com sistema de baterias intercambiáveis. Velocidade máxima é de 90 km/h e autonomia de até 180 km
Roam Air

Roam Air | Imagem: Roam Motors

Uma companhia de origem sueco-queniana Roam Motors apresentou nesta quarta-feira, 20 de julho, uma moto elétrica de baixo custo desenvolvida para o mercado africano. Custando a partir de US$ 1,5 mil, o modelo foi projetado para ser um todo-terreno, encarando desde as vias urbanas até os locais mais inóspitos.

Em uma conversão direta, a Roam Air custa o equivalente a R$ 8,2 mil (cotação do dia) em sua versão com apenas uma bateria. Quando equipada com duas baterias, o que rende autonomia de até 180 km, o valor sobe para US$ 2.050, o que dá R$ 11,2 mil. Em ambos os casos, podemos considerar valores bem acessíveis, se comparadas às elétricas vendidas no Brasil.

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A Roam Air conta com uma potência nominal de 3.000 watts, mesmo patamar de Voltz EVS, Watts W125 e Shineray SHE S. O modelo conta com 5 modos de condução, incluindo a ré. Para o recarregamento completo, a bateria precisa ficar conectada a uma tomada por 4 horas. Podendo carregar até 220 kg, a moto elétrica pesa 135 kg e pode chegar à velocidade máxima de 90 km/h - levando 5 segundos para alcançar. Suas rodas são de liga-leve, com a utilização de pneus de uso misto, e os freios são a tambor. 

Roam Air
Roam Air
Imagem: Roam Motors

Especificações técnicas da Roam Air


Capacidade da bateria: 2 x 3,24 kWh
Alcance (Bateria Dupla): 180 km
Potência Nominal: 3000 W
Velocidade máxima: 90 km/h Carga útil: 220 kg
Peso (Bateria Simples): 135 kg
Tempo de carregamento: 4h

Baterias intercambiáveis


Algo que chama bastante atenção na Roam Air é o sistema de baterias intercambiáveis, de fácil remoção, que permite a troca por uma bateria já recarregada facilmente. Esse é um processo que vem ganhando avanços nas motos elétricas, como é o caso da Voltz no Brasil, que possui pontos para troca rápida. 

As gigantes japonesas também estão trabalhando em um sistema parecido com a nova empresa chamada de Gachaco. No caso da Roam Air, a ideia é que as baterias removíveis possam ser levadas a locais de fácil recarregamento, como para dentro da casa de usuários, onde fica mais cômodo de ligá-las a uma tomada. 

Roam Air
Roam Air
Imagem: Roam Motors

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Segundo a empresa, o preço da moto elétrica está em paridade com modelos movidos a gasolina da África, mas a Roam Air poderia trazer uma economia de 70% na comparação com motos à gasolina. Produzida em Nairóbi, no Quênia, a Air foi desenvolvida principalmente para uso utilitário. As primeiras unidades chegam ao país de produção ainda em 2022, e a empresa disse que deve expandir as vendas da Roam Air globalmente. 

Roam Air
Roam Air
Imagem: Roam Motors

Algumas das principais características da Roam Air:

  • Solução de bateria dupla removível
  • Modos de condução: Eco, Standard, Power, Sports, Reverse
  • Maior capacidade de carga no chassi auxiliar
  • Software de última geração e telemetria integrada
  • Compartimento de armazenamento no tanque
  • Interface de usuário de tela aprimorada com melhor visibilidade
  • Porta de carregamento USB

A Roam é uma empresa de tecnologia que desenvolve veículos, de motos a ônibus, especialmente pensados para regiões da África. Fundada em 2017, a companhia conta atualmente com 100 empregados. 

Roam Air
Roam Air
Imagem: Roam Motors

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