Moto mais vendida do Brasil, Honda CG estreia a linha 2019
Famosa nas ruas, modelo é o líder em vendas há 40 anos no país
Moto mais popular nas ruas e avenidas do Brasil – e, não por acaso, a líder em vendas há 40 anos – a Honda CG estreia a linha 2019 nesta semana.
Com novidades discretas, basicamente a CG 2019 chega ao mercado com novas cores e grafismos e uma nova roda de liga leve para a CG 160 Fan e a CG 160 Cargo.
A CG 160 Titan 2019 é oferecida em três novas cores: vermelho e azul perolizado, além do prata metálico. Dentre os grafismos inéditos, o destaque vai para uma faixa na bolha do tanque de combustível, na parte superior central da peça, que faz uma referência à esportivas da família CBR.
A CG 160 Fan 2019 terá também três opções de cores: o tradicional preto, um novo vermelho e a nova opção cinza metálico, todas complementadas por grafismos atualizados e pelas novas rodas de liga-leve, com o mesmo design da Titan.
Já a CG 160 Start também recebe a nova tonalidade de vermelho e mantém a opção em preto no modelo 2019. A CG 160 Cargo permanece disponível em opção única no novo modelo, portanto apenas na cor branca.
As versões CG 125i Cargo e CG 125i Fan não sofrem alterações e continuam sendo comercializas como modelo 2018 nas cores branco, no caso da CG 125i Cargo, e vermelho e preto na CG 125i Fan.
Mecanicamente nada muda e a gama CG 160 segue movida pelo motor monocilíndrico de 4 tempos com 162,7 cm³. Ele entrega até 15,1 cv com etanol ou 14,9 cv com gasolina a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, fica em 1,54 kgfm com etanol ou 1,40 kgfm com gasolina a 6.000 rpm.
Já a CG 125i Fan é equipada com o um monocilíndrico de 4 tempos com 124,7 cm³. Ele entrega 11,8 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,06 kgfm de torque a 5.000 rpm. Os dois motores trabalham com uma transmissão de 5 marchas e embreagem multidisco banhada a óleo.
Em um breve retrospecto, vale a pena destacar que em 2014 a linha CG ganhou o sistema de freio combinado (CBS) e, na linha 2018, a suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork) derivada das motos usadas nas competições off-road, o que melhorou o manuseio da veterana CG e trouxe mais robustez ao conjunto.
O chassi segue com a arquitetura Diamond, na qual o motor desempenha papel estrutural. Construído em chapa de aço estampado, ele é um dos componentes que ajudam a conferir resistência e longevidade para as motos da gama CG.
Toda a linha CG tem três anos de garantia e sete trocas de óleo gratuitas e estará à disposição na rede de concessionárias a partir de setembro. Os preços públicos sugeridos com base São Paulo são os seguintes:
CG 125i Fan - R$ 7.161
CG 125i Cargo - R$ 7.165
CG 160 Fan Cargo - R$ 9.035
CG 160 Start - R$ 8.030
CG 160 Fan - R$ 9.035
CG 160 Titan - R$ 10.241