Motoclube Night Wolves, de seguidores de Putin, recebe sanção da União Europeia

Conselho da União Europeia afirma que integrantes do grupo espalham desinformação e apoiam anexação da Ucrânia à Rússia
Vladimir Putin em passeio com os Night Wolves, em 2019

Vladimir Putin em passeio com os Night Wolves, em 2019 | Imagem: Creative Commons / kremlin.ru

A motoclube Night Wolves, famoso apoiador de Vladimir Putin, presidente da Rússia, entrou na lista de entidades a sofrerem sanções na Europa, anunciou o Conselho da União Europeia. A medida é uma nova resposta aos ataques promovidos pelo Kremlin à Ucrânia e envolve restrições contra 54 pessoas e 10 entidades.

O grupo é acusado de espalhar desinformação sobre a Guerra na Ucrânia, incluindo a propagação de que o país deveria ser parte integral da Rússia. Fundador e líder do grupo, Alexander Zaldostanov, também foi apontado na sanção.

VEJA TAMBÉM:

e entrar na União Europeia. Ao jornal "Financial Times", ele disse que as restrições "não tem significado" a ele e para os Night Wolves.

O grupo de motociclistas tem uma atuação muito próxima a Putin, inclusive, com o próprio presidente participando de eventos do Night Wolves. Ao lado de Zaldastanov, Putin realizou um passeio pela Crimeia de motocicleta, em 2019, nesta região que pertencia a Ucrânia e foi anexada pelos russos. 

Vladimir Putin em passeio com os Night Wolves, em 2019
Vladimir Putin em passeio com os Night Wolves, em 2019, na Crimeia
Imagem: Creative Commons / kremlin.ru

Não se sabe ao certo quantos integrantes têm o motoclube atualmente. Segundo a BBC, eles eram 5.000 em 2018, mas agora seriam 7.000 - com 45 chapters pelo mundo. Criado em 1989, o grupo é visto muitas vezes como extremista e acusados de fornecer ajuda militar ao governo russo. Em 2018, foi constatado que a sede dos Night Wolves estava repleta de tanques de guerra.

Esta não é primeira vez que o motoclube é alvo de sanções. Uma das restrições foi aplicada em 2014 pelos Estados Unidos devido a participação dos Night Wolves na anexação da Crimeia e na Guerra do Donbas.

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos