MotoGP cancela corrida no Japão
Apesar de etapas na Espanha estarem confirmadas, dificuldades com viagens excluem etapa japonesa da temporada 2020
A organização da MotoGP anunciou no dia 1º de junho o cancelamento da etapa japonesa da competição, que deveria ocorrer entre os dias 16 e 18 de outubro no circuito de Motegi (JAP). Com isso, a MotoGP chega a sete etapas canceladas neste ano. A prova em Motegi se junta aos GPs do Catar, Alemanha, Holanda, Finlândia, Grã-Bretanha e Austrália.
Com o cancelamento, será a primeira vez desde 1986 em que o mundial de motovelocidade não correrá no Japão. Kaoru Tanaka, presidente da organizadora da corrida japonesa, afirmou que “a organização vinha se preparando para a etapa japonesa da MotoGP neste ano, mas a situação no Japão e na Europa ainda é instável e uma extensão da proibição de viagens internacionais é esperada. Conversamos com a Dorna (organizadora da MotoGP) e concordamos que não há outra escolha a não ser cancelar o GP do Japão”.
A Dorna afirmou inclusive que os eventos fora da Europa ocorrerão depois de novembro, se vierem a acontecer, o que excluiu o Japão. Enquanto isso, as etapas do Velho Continente começam a se desenhar. O circuito de Jerez (ESP) recebeu sinal verde do governo espanhol para sediar duas etapas da MotoGP em julho e agosto.