Motor boxer da BMW aparece em mais um conceito
Montadora apresenta moto customizada que vai ajudar a desenvolver nova moto para o segmento Cruiser
Um protótipo de motor boxer, que ainda está em desenvolvimento pela BMW, foi a grande inspiração para a criação de uma moto customizada denominada Revival Birdcage, concebida pela preparadora de mesmo nome (Revival Cycles) nos Estados Unidos. Todos esses exercícios de criação estão servindo para escolher qual será a melhor motocicleta para este propulsor, uma vez que este é o segundo modelo montado sobre o propulsor que ainda não deve detalhes técnicos revelados.
A primeira experiência resultou da "Departed", motocicleta desenvolvida pela customizadora japonesa Custom Works Zon, também em parceria com a BMW Motorrad.
A Revival foi revelada no último dia 11 de abril em Austin, no Texas, Estados Unidos. Montada sobre um quadro feito de titânio e que lembra uma gaiola – daí o nome "birdcage" –, a motocicleta deixa à mostra o motor e a transmissão, cujos detalhes podem ser vistos facilmente a partir de qualquer ângulo. De forma totalmente artesanal, quase todas as peças da Birdcage - como guidão, apoios para pé, alavanca de câmbio, banco e os componentes de suspensão - são feitas de carbono.
A moto demorou seis meses para ser concluída e seu design remete às motos recordistas de velocidade utilizadas pelo alemão Ernst Henne, nas décadas de 1920 e 30. Com esses experimentos, a BMW vai unir todo o conhecimento adquirido para apresentar, ainda no primeiro semestre deste ano, uma moto-conceito equipada com o novo motor boxer e, em 2020, a versão de produção que deve pertencer ao segmento Cruiser. E aí, qual das duas você mais gostou, a Revival Birdcage ou Departed?