Motos da Jawa serão vendidas na Europa

Hoje nas mãos dos indianos da Mahindra, clássica marca checa deve retornar ainda neste mês ao Velho Continente
Jawa

Jawa | Imagem: Divulgação

A Jawa é uma marca antiga. Nascida em 1929 na ex-Tchecoslováquia (hoje República Tcheca), algumas de suas motos chegaram a ter algumas unidades vendidas até mesmo no Brasil e marcou época. No entanto, como várias marcas antigas, acabou indo à falência nas últimas décadas.

Em 2018, os indianos da Mahindra anunciaram que trariam a Jawa de volta e hoje a empresa já conta com três modelos disponíveis para a Índia. São elas a Perak, a Forty Two e a Classic. De acordo com o site Visor Down, a Jawa voltará a ser comercializada na Europa em 2020, uma vez que a Mahindra teria dado sinal verde para a ideia. Os indianos também controlam outras marcas de motocicletas, como BSA e Peugeot (scooters), por exemplo.

Enquanto a Classic e a Forty Two trazem um motor de 293 cm3 monocilíndrico refrigerado a líquido com 27 cv e 2,8 kfm de torque, a Perak já traz um propulsor de dois cilindros paralelos com 334 cm³ com 30 cv e 3 kgfm. Com visual mais clássico, cogita-se na imprensa europeia que a Perak deve ser o carro chefe desse retorno da Jawa por lá.

As três motos competirão no segmento de “clássicas modernas” por lá, na esperança de brigar com marcas mais estabelecidas como Triumph e Royal Enfield. Por enquanto não há preços confirmados. Porém, na Índia, o Jawa Perak custa 164.000 rupias indianas, ou cerca de R$ 12,2 mil. Seria uma boa rival para as marcas de origem inglesa aqui no Brasil também?

Jawa Forty Two
Jawa Forty Two
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!