Motos dos sonhos de marcas de carros (entre as mais raras do mundo)

Algumas delas nem chegaram a ter produção em série e se tornaram verdadeiras "joias sobre rodas". Ferrari, Lamborghini, Aston Martin e Lotus estão na lista
Detalhe da AMB 001 desenvolvida pela Aston Martin e Brough Superior

Detalhe da AMB 001 desenvolvida pela Aston Martin e Brough Superior | Imagem: Divulgação

Motos e carros esportivos são dois dos veículos dos sonhos mais desejados, principalmente por quem ama velocidade. Chamativos, exóticos e caros, são verdadeiras joias sobre rodas. E quando estes dois universos se encontram?

Ao passar das décadas, muito se imaginou sobre levar a tradição de marcas como Ferrari, Lamborghini, Aston Martin, entre outras, para as duas rodas. Muitos projetam nem chegaram à produção em série. Veja cinco desses exemplos de parceria que marcaram época.

VEJA TAMBÉM:

Ferrari 900

A primeira e única moto da Ferrari foi idealizada no início da década de 1990 por David Kay, customizador britânico e criador da MV Meccanica Verghera, especializada na preparação e restauração de motos da MV Agusta. Com a aprovação de Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari, fundador da marca, Kay fez a moto do zero, incluindo o chassi do tipo tubular.

Ferrari 900
Ferrari 900
Imagem: Reprodução

O motor de 900 cc é do tipo transversal, duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro cilindros e oito válvulas com carcaças de magnésio e liga e é acionado por uma caixa de cinco marchas. Segundo testes feitos em dinamômetro, a moto rende 105 cv (a 8.800 rpm). Embora nunca tenha testado no limite, Kay garantiu à época que a ‘Ferrari 900’ que pesa só 172 kg tem uma velocidade máxima estimada 265 km/h. 

Lotus C-01

Em 2014, foi anunciada a primeira moto da escuderia Lotus, a C-01. Com produção limitada a apenas 100 unidades, o modelo está equipado com motor de dois cilindros (V-Twin) refrigerado a água e 1.195 cc capaz de superar os 200 cv de potência. O câmbio é operado por botão localizado no guidão. 

Lotus C-01
Lotus C-01
Imagem: Reprodução

De acordo com a empresa britânica, a C-01 tem chassi composto de componentes especiais, como, por exemplo, aço aeroespacial, fibra de carbono e titânio, o que contribui para o seu peso  de apenas 181 kg (seco). Já o tanque de combustível tem capacidade para 10,5 litros. 

Além disso, a exclusividade traz assinatura do designer de carros Daniel Simon e da preparadora Kodewa, empresa alemã responsável pelos protótipos de carros para o Campeonato Mundial de Endurance.

Lamborghini Design 90

Desenvolvida na década de 1980, a Design 90 foi a primeira moto da Lamborghini cuja inspiração não poderia ser nada além do seu esportivo de maior sucesso da época, o cupê Countach. Aliás, destaque para as entradas de ar que se assemelham às do carro da marca, bem ao estilo da era oitentista.

Lamborghini Design 90
Lamborghini Design 90
Imagem: Reprodução

Seu motor remonta ao de uma marca bastante conhecida no mercado, a Kawasaki, no caso uma unidade de quatro cilindros em linha, duplo comando e quatro válvulas por cilindro de 1.000 cm3 que garante 130 cv de potência, bastante satisfatório, considerando que o peso bruto da moto é de apenas 181 kg. Aliás, parte de seu peso se deve à carenagem feita de fibra de vidro. O quadro foi concebido pelo lendário Claude Fior, que ficou conhecido por ter sido criador da Fior 500 GP.

Dodge Tomahawk

Apesar de ter quatro rodas, Dodge Tomahawk pode ser considerada como moto, por conta de suas características. Foi apresentada no  Detroit Auto Show 2003, e é a primeira moto criada pela Dodge, porém não passou de um modelo conceito.

Chrysler Dodge Tomahawk
Chrysler Dodge Tomahawk
Imagem: Reprodução

A extravagância é evidenciada pelo enorme motor V10 8.2 “emprestado” do Dodge Viper SRT10, com incríveis 506 cv de potência máxima (a 4.200 rpm) e 72,60 kgfm (a 6.500 rpm) de torque bruto. A ideia inicial era de torná-la a moto mais rápida do planeta ao ultrapassar os 700 km/h, mas que só conseguiu 600 km/h. Com um peso bruto de 680 kg, a moto é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em somente 2,5 segundos.

De acordo com a Chrysler, apenas nove exemplares da Dodge Tomahawk foram construídos.

Aston Martin AMB-001

Feita em parceria com a Brough Superior, a supermoto Aston Martin AMB-001 foi apresentada pela primeira vez em 2019 no EICMA Milão Moto Show, o mais importante salão de motociclismo do mundo e traz como inspiração o superesportivo Valkyrie AMR Pro - incluindo o painel TFT.  A participação contou com a colaboração do projetista Adrian Newey, responsável por projetar os carros da Williams na Fórmula 1 durante os anos 1990.

Aston Martin AMB-001
Aston Martin AMB-001
Imagem: Divulgação

Seu motor de dois cilindros em V (V-twin a 88 graus), 997 cm³, duplo comando (DOHC) 8 válvulas, refrigerado a água e óleo que graça a adoção de um turbo é capaz de render mais de 180 cv de potência.  

O modelo homologado só para as pistas teve um total de apenas 100 unidades, sendo que após o anúncio quase todas as unidades já tinham destino certo.

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos