'Mototáxi' via app chega a capitais, como Rio e BH, prometendo economia de 30% em relação a carros

Veja a lista de cidades onde o serviço está em atividade e saiba quais as regras para uso do transporte em motocicletas
Aplicativo 99Moto para viagens na garupa

Aplicativo 99Moto para viagens na garupa | Imagem: 99Moto

A 99 anunciou a expansão do seu serviço de transporte de passageiros em motocicletas no Brasil para mais 30 cidades, incluindo as regiões metropolitanas de capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Recife. De acordo com a empresa, as corridas de motos tem um custo 30% inferior quando comparado com o mesmo trajeto feito com carro. 

Desde janeiro, o 99Moto está em atividade em 9 cidades brasileiras, e chegará às novas localidades a partir de 1º de agosto. Veja a lista de cidades que vão receber o serviço:

  • Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Cuiabá, Belém, Manaus, Fortaleza, Vitória, Aglomeração Urbana de São Luís, Ribeirão Preto, Itajai, Santos, Maceió, Serrana, Vale do Paraíba, Uberaba, Bragança Paulista, Anápolis, Blumenau, Campinas, Macaé, Lagos, Ponta Grossa, Jundiai, Joinville, Macapá, Presidente Prudente, e Campina Grande.

Por ora, as cidades que já contam com o 99Moto são:

  • Aracaju, Feira de Santana, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa, Recife, Sorocaba, Sobral e Teresina.

Regras para os passageiros

Para andar na garupa dos parceiros da 99Moto, o passageiro precisa ter 18 anos ou mais e utilizar capacete. A empresa também recomenda que o equipamento seja do próprio cliente, por motivos sanitários, e indica o uso de máscara para a prevenção da Covid. De acordo com a 99, há acompanhamento em tempo real via GPS, gravação de áudio, compartilhamento de rotas em tempo real e um botão para acionar a polícia em caso de emergência.

"A 99 também oferece um seguro contra acidentes pessoais, que vale desde o início da corrida até o seu fim, com cobertura de até R$ 100 mil", afirmou a 99, em comunicado. 

Como se tornar motociclista da 99Moto

É preciso ter 19 anos ou mais,  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva para motos (A), e cumprir todos os requisitos legais correspondentes ao local de atuação para exercício da atividade de transporte remunerado individual de passageiros, diz a 99.

Para realiza o cadastramento, o interessado deve baixar o 99 e ir ao ícone “Quero ser motorista”.  Quem já trabalha com o 99Food também pode se registrar no 99Moto.

"Promocionalmente, para o lançamento da nova categoria, a 99 reduzirá a sua taxa de intermediação para apenas 0,99% sobre o valor total das corridas nas primeiras semanas", disse a empresa.