Museu Giacomo Agostini abre as portas na Itália

Quinze vezes campeão mundial, lenda do motociclismo terá a memória preservada em sua cidade natal
Giacomo Agostini em seu museu inaugurado em Bérgamo, Itália

Giacomo Agostini em seu museu inaugurado em Bérgamo, Itália | Imagem: Divulgação

Um museu para celebrar as conquistas do multicampeão mundial Giacomo Agostini foi inaugurado no último dia 29 de novembro em sua cidade natal, localizada em Bergamo (Itália). Dirigida por sua filha, Vittoria, ao lado de seu negócio de pousadas, a atração foi projetada pelo arquiteto Michele Giavarini como uma sala de troféus para o ex-piloto manter sua coleção de mais de 350 premiações. 

Além disso, a exposição também inclui algumas de suas motos de corrida antigas, além de capacetes, vestimentas de couro e muito mais. Agora abertas ao público, as visitas devem ser agendadas com antecedência por grupos de oito ou mais pessoas. Isso também lhe dará a oportunidade de jantar com o próprio Giacomo Agostini, além de passar uma noite em uma pousada de sua família.

Para o ex-piloto, “a história da minha vida está presente nesta sala e poder passar o tempo sozinho com meus pensamentos, voltando a essas memórias extraordinárias, me enche de alegria". Presente à abertura, o CEO da MV Agusta, Timur Sardarov, afirmou que “a parceria entre nossa marca e Giacomo Agostini faz parte da gloriosa história desta empresa e estamos felizes por um homem que contribuiu muito para a lenda da MV Agusta agora ser celebrado com razão com este museu ".

Giacomo Agostini iniciou nos grandes prêmios de motocicleta em 1964, a bordo de uma Morini 250 e terminando em 1977 a bordo de uma Yamaha 500. O ex-piloto conquistou um total de 122 vitórias em seu caminho para 15 títulos mundiais nas categorias 500 e 350. Fora dos campeonatos mundiais, ele também conquistou 18 campeonatos nacionais na Itália e dez vitórias na competição Isle of Man TT.

 

MV Agusta: marca italiana esteve presente na trajetória de Giacomo Agostini
MV Agusta: marca italiana esteve presente na trajetória de Giacomo Agostini
Imagem: Reprodução internet

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!