Número de motos nas ruas quase dobra em 10 anos
Estudo realizado pela associação de fabricantes mostra um expressivo aumento de motocicletas em uma década
Levantamento realizado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) apontou um aumento expressivo no número de motociclistas e motocicletas nas ruas brasileiras na última década. A quantidade de veículos de duas rodas em circulação praticamente dobrou no período.
Segundo o estudo realizado pela entidade, em 2009, o Brasil tinha frota de menos de 15 milhões de motocicletas circulando. No ano passado, tal número saltou para mais de 28 milhões de unidades. Em perspectiva, o aumento da quantidade de motos foi de 91,8%, enquanto a população brasileira cresceu 10% no período.
Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o aumento expressivo revela também que a motocicleta estaria assumindo cada vez mais o papel de protagonismo na mobilidade urbana brasileira. Outro dado que revela o aumento do uso da moto é a elevação das pessoas habilitadas para conduzir veículos de duas rodas e similares (CNH A, AB, AC, AD ou AE). Com 33.024.249 motoristas habilitados para conduzir motos em 2019, o crescimento foi de 54,3% sobre o registrado em 2009.
Entre os motivos apontados pelos participantes da pesquisa para o uso da moto estão a agilidade e o baixo consumo de combustível. Fermanian apontou ainda que o valor mais baixo de aquisição e a manutenção mais em conta ajudaram no crescimento do uso da motocicleta no Brasil. "É um veículo que se encaixa perfeitamente na realidade do brasileiro, que tem renda baixa", informou o executivo.
Mulheres em alta
Dados do estudo sobre o ano passado mostraram que o público masculino ainda representa a maioria da população que utiliza a moto, com 77% de participação. No entanto, o levantamento mostrou que a participação do público feminino também aumentou. Em 2011, 18,8% dos portadores de CNH A eram desse gênero. Em 2019, o número subiu para 23%. Em alguns modelos, como a Honda Biz, por exemplo, a participação do público feminino chega a 66% do total de vendas.
