Segurança é fundamental para todos, por isso é importante ficar atento a todos os consumidores e suas necessidades. Por isso, preparamos dicas para as proprietárias de motocicletas, que têm de enfrentar o caos das grandes cidades diariamente. Aqui está reunido tudo o que é necessário em trajes e acessórios recomendados para manter-se segura e minimizar o prejuízo em caso de uma queda.

Evite utilizar brincos, anéis e colares grandes, pois podem enroscar tanto no capacete quanto no tecido da jaqueta. Além do incômodo, podem causar ferimentos maiores em caso de acidente. Como as mãos normalmente são utilizadas para defesa, é comum fraturar os dedos em quedas. Por isso, não utilize anéis ou alianças, pois eles podem impedir a circulação do sangue quando o dedo incha, correndo o risco de gangrenar o dedo.

O ideal é utilizar botas de cano alto para proteger os tornozelos. No artigo 252/IV do Código de Trânsito Brasileiro está proibido o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Se estiver indo a algum lugar e pretende utilizar outro tipo de calçado, leve-o na mochila ou baú. Nunca utilize salto alto para pilotar nem dirigir.

Dê preferência para capacetes fechados, aqueles que tem estrutura rígida na frente do queixo. Muitas pessoas acabam escolhendo capacetes abertos por conta da estética, mas este não é o mais seguro. Verifique se o capacete tem o selo do Inmetro e faixas refletoras nas laterais e atrás. Quando estiver em movimento, feche a viseira. E lembre-se: jaqueta e calça com proteção são fundamentais para manter a segurança da motociclista.

O conselho é utilizar as antenas que cortam as linhas de pipa e também protetores de pescoço apropriados para esta finalidade. As luvas também são de fundamental importância para proteção em caso de queda.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw