Passa a valer proibição para motos na Marginal Pinheiros
Prefeitura de São Paulo quer diminuir número de acidentes de moto e você pode colaborar com essa estatística
Em São Paulo começou a valer neste mês a proibição de motocicletas na pista expressa da Marginal Pinheiros. Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada para diminuir o número de acidentes com veículos na capital paulista. Mas não é só o governo que precisa tomar cuidados para evitar tragédias nas rodovias da cidade, você também pode se proteger, salvando a sua vida e de terceiros.
O motociclista é a principal vítima da violência no trânsito. Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, responsável pelo seguro obrigatório para os acidentados no trânsito, dos 90 mil casos de indenizações em acidentes graves com vítimas, quase 80 mil envolvem motociclistas; eles também são 6 mil dos 9 mil mortos nesses acidentes.
E o comportamento do próprio motociclista conta muito para que essa estatística seja tão alarmante. Com menos imprudência e mais respeito à legislação de trânsito, rodar de moto seria muito mais seguro. Por isso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária relacionou algumas atitudes que podem diminuir os riscos de um acidente. Para ter noção, uma batida a 60 km/h equivale a cair do alto de um prédio de cinco andares. Fique atento:
- Reduza a velocidade antes dos cruzamentos;
- Evite fazer zigue-zague entre os veículos;
- Cuide da sua proteção para o caso de quedas: use capacete, roupas, luvas e calçados que protejam. Prefira capacetes e vestes com cores vivas e refletivos, mantenha a viseira limpa e ajuste os espelhos;
- Mantenha o farol sempre aceso e sinalize todas as suas manobras;
- Nunca ultrapasse pela direita e não use o celular enquanto conduz a moto.