Agora os motociclistas tem mais uma razão para pegar estrada com satisfação ainda maior. Um estudo do Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, apontou que andar de moto reduz o estresse e mantém a mente positiva e saudável. A pesquisa apontou evidências científicas até agora desconhecidas sobre os benefícios mentais e físicos de pilotar moto.

Os níveis de cortisol, responsável pelo estresse, diminuíram e descobriram que o ato de pilotar a moto também repercute em ganhos de foco e atenção. Os pesquisadores compararam três situações durante o experimento: pilotar uma moto, dirigir um carro e descansar. Ao andar de moto os participantes apresentaram maior foco sensorial e resistência à distração.

Pilotar por 20 minutos aumentou a produção de adrenalina e frequência cardíaca, efeito comparado a exercícios leves, além de reduzir o estresse. “Os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir o impacto no cérebro de atividades como o motociclismo não existia”, ressaltou o neurocientista Dr. Don Vaughn, que liderou a equipe de pesquisa. "O cérebro é um órgão complexo e é fascinante investigar os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam.
"As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre a pilotagem de uma moto e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas. O que pode ser significativo para reduzir o estresse do dia a dia”, continuou Vaughn.

"Enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao estresse, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro. Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada", explicou o professor da UCLA e membro da equipe sênior, Dr. Mark Cohen.

Ou seja:

  • Pilotar motocicleta reduz o estresse em 28%
  • Exercício leve: pilotar por 20 minutos aumenta a frequência cardíaca em 11% e a adrenalina em 27%, correspondendo a um exercício leve;
  • Foco sensorial é maior do que quem dirige um carro;
  • Aumento no estado de alerta semelhante a tomar uma xícara de café.
 
 
Som
 
Som
Som
Harley-Davidson FXDR 114
 
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw