Produção de motos em julho foi a melhor desde 2014

Com 122.723 unidades produzidas no mês, volume foi 17,1% maior do que em julho de 2022. Exportações, no entanto, estão em queda
Linha de montagem da Royal Enfield no Brasil, em Manaus, na fábrica da Dafra

Linha de montagem da Royal Enfield no Brasil, em Manaus, na fábrica da Dafra | Imagem: Royal Enfield

As fabricantes de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançaram produziram 122.723 unidades em julho, um aumento de 17,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo também o melhor desempenho para julho desde 2014, segundo a associação das fabricantes, a Abraciclo.

Há nove anos, as fabricantes atingiram 136.004 exemplates neste mesmo mês.No acumulado de janeiro a julho, houve um aumento de 14,3% em comparação com 2022, totalizando 886.994 motocicletas. Marcos Bento, presidente da Abraciclo comentou os resultaods: “Graças a estratégia das associadas da Abraciclo, que investem constantemente no aprimoramento dos processos produtivos e na implantação das mais avançadas tecnologias em seus produtos, a motocicleta vem conquistando cada vez mais novos consumidores”, disse 

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Vendas

As vendas no varejo também cresceram, com 123.085 motocicletas emplacadas em julho, um aumento de 14,5% em relação ao ano anterior. As Street, Trails e Motonetas, foram as três categorias mais emplacadas do mês, com repectivamente 23 mil, 21 mil e 15 mil unidades licenciadas.

Fábrica da Yamaha em Manaus
Fábrica da Yamaha em Manaus
Imagem: Yamaha

Exportações em queda

No cenário internacional, as exportações tiveram um declínio, com apenas 3.176 motocicletas exportadas em julho, uma queda de 36% em relação a 2022. Com os Estados Unidos sendo o principal mercado, representando 31,2% das exportações.

Apesar disso, a perspectiva para o restante de 2023 é positiva. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) projeta licenciar 1.511.000 motocicletas até o final do ano, estimando um crescimento de 10,9% em relação a 2022.

Câmbio DCT, da Africa Twin, feito na fábrica da Honda, em Manaus
Câmbio DCT, da Africa Twin, feito na fábrica da Honda, em Manaus
Imagem: Honda

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