Em quase todas as notícias do mundo automotivo é comum ver informações como potência, torque, cilindrada, capacidade cúbica, entre outras. Algumas delas podem causar confusão e você se pergunta: "o que levo em consideração e o que essas informações querem dizer?". Então vamos explicar cada uma delas:

Cilindrada

Normalmente as motos são classificadas levando essa informação. Quando alguns falam "quinhentas, seiscentas, mil e duzentas" estão se referindo à cilindrada da motocicleta. E a cilindrada (ou cm³) nada mais é do que o volume máximo da mistura entre ar e combustível que o motor pode admitir, considerando todos os cilindros. E ela depende das dimensões internas do motor.

O mesmo serve para carros. Quando falamos de motor 1.0, 1.6, 2.0 litros é sobre a cilindrada total que o motor do veículo possui. Quando maior a cilindrada, maior o curso ou diâmetro do cilindro do motor.

Torque

É a força gerada pela combustão do motor; ela normalmente fica disponível no propulsor por um determinado período (conhecido como faixa de torque). É basicamente a força de tração do veículo, é o que te faz grudar no banco quando o motorista pisa fundo no acelerador ou o que faz seu corpo deslocar para trás pilotando uma moto. Para ter melhor desempenho do veículo e menor consumo de combustível, procure manter o giro do motor sempre faixa ideal de torque. Para saber essa informação basta consultar o manual da sua moto ou do seu carro e verificar em quantas rotações por minuto (RPM) o torque máximo é atingido. 

Potência

É a quantidade de energia gerada pela combustão. Usualmente a potência tem um pico, indicando o trabalho que o motor pode fazer em um período. A potência máxima se dá a uma determinada rotação, por isso não é recomendável utilizar o veículo acima da potência máxima, pois o motor estará em uma faixa de maior desgaste, além de aumentar o consumo de combustível.

Por isso, mais uma vez, verifique no manual do proprietário qual a faixa de potência e torque do seu veículo. Assim fica fácil aproveitar o máximo do automóvel sem causar danos nem consumir mais combustível.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw