Seguindo a Honda, Kawasaki trabalha em câmbio de dupla embreagem

Patentes registradas pela marca nipônica indicam uma futura transmissão automatizada, assim como a da rival
Kawasaki Z H2 SE 2021

Kawasaki Z H2 SE 2021 | Imagem: Divulgação

O sistema de transmissão automatizada com dupla embreagem é algo até comum em carros de alto desempenho. Ao se engatar uma marcha, a próxima já está pré-selecionada, o que deixa as trocas bem rápidas. No entanto, é uma tecnologia pouco explorada no segmento de duas rodas. Hoje, no Brasil, apenas a Honda a disponibiliza em suas motos mais caras, como o X-ADV e a Gold Wing Tour. A nova geração da Africa Twin, também deve trazer a novidade.

No entanto, novas informações surgiram no Japão dando conta de que a Kawasaki também estaria de olho em oferecer esse tipo de câmbio em suas motos. A marca registrou patentes para a aplicação dessa tecnologia. Com o sistema de dupla embreagem, o conjunto de transmissão é mais leve que um automático convencional e ainda mantém a sensação das trocas de marchas convencionais, sem a aceleração constante de um CVT, que é mais encontrado em scooters.

Kawasaki registra câmbio de dupla embreagem
Câmbio de dupla embreagem dispensa uso de alavanca
Imagem: Reprodução

Ainda não há detalhes sobre como será o câmbio de dupla embreagem da Kawasaki. As imagens mostram um seletor eletrônico e sensores em conjunto às engrenagens da caixa de marchas, o que exclui a presença do pedal de câmbio e permite o reposicionamento das pedaleiras, não mais precisando estar próximas do componente.

Em relação aos câmbios mecânicos, a transmissão automatizada de dupla embreagem traz a comodidade de não precisar trocar marchas, ao passo que permite a manutenção das acelerações. A moto que ilustra a patente registrada é claramente de estilo esportivo, algo que faz sentido, uma vez que o novo câmbio privilegia alta performance.

Kawasaki registra câmbio de dupla embreagem
Detalhe da patente de câmbio de dupla embreagem da Kawasaki
Imagem: Reprodução
Assine a newsletter semanal do AUTOO!