Este ano o caos tomou conta de muitas cidades brasileiras por conta do trânsito, preço da gasolina, greve dos caminhoneiros e problemas no transporte público. São inúmeros os exemplos que tiram os brasileiros do sério quando se trata de mobilidade. A solução mais rápida e econômica pode ser optar por uma motocicleta, e muitas pessoas já devem ter colocado uma motocicleta em seus planos para 2019. Contudo, ela deve vir acompanhada de uma série de equipamentos necessários para a segurança do piloto. Você sabe quais são?

Elencamos os principais - e essenciais - acessórios que você deve comprar, além do capacete que é obrigatório, para se sentir seguro ao pilotar a sua mais nova aquisição:

Botas

Pode parecer besteira, mas quantas vezes já flagramos motociclistas andando com tênis de "ginástica" ou sapato social em seus trajetos até a academia ou trabalho? Pois saiba que esses não são os melhores calçados para andar de moto, apesar de serem fechados. O ideal, até mesmo para encarar períodos de chuva, são as botas (e não galochas que se usa para lavar quintal). A bota permite que o piloto coloque os pés no chão sem escorregar quando o piso está molhado e, principalmente, protege o tornozelo em caso de colisão, o que pode evitar fraturas.

Luvas

A mão normalmente é a primeira parte do corpo a receber uma pancada em caso de colisão, por isso luvas com protetores plásticos ou até de titanium são fundamentais. Além disso, as mãos ficam sempre expostas ao vento e frio, mantê-las quentes garante um bom controle e resposta na condução da moto. Dê preferência para luvas impermeáveis.

Jaqueta e calça

Existem jaquetas e calças próprios para motociclistas, com protetores para coluna, ombros, cotovelos e que bloqueiam a entrada de água. Algumas jaquetas disponíveis no mercado possuem duas forrações, uma para o inverno e outra para o verão, que podem ser removidas no caso de aumento de temperatura ambiente ao longo do dia.

Touca Balaclava

Mais comum de serem vistas em pilotos de corrida, a balaclava nada mais é do que uma touca que deixa mais confortável o ato de colocar e tirar o capacete, assim como protege o pescoço do vento. Quem pilota moto deve saber que quanto mais coberto estiver o corpo, menor o risco em um acidente, tanto de cortes quanto de fraturas, por isso se recomenda o uso de uma touca balaclava. Esse item vai manter seu pescoço aquecido sem impactar na movimentação. 

Redação

 

Redação |