Tem até airbag: 4 motos com tecnologias inovadoras para duas rodas

Algumas delas tiveram origem na aviação ou nos automóveis. Motos Honda, BMW e KTM são exemplos de pioneirismo
Airbag na Honda Goldwing

Airbag na Honda Goldwing | Imagem: Honda

Para algumas pessoas, a moto é sinônimo de liberdade, mas para para outras, significa perigo por não ter a mesma segurança de um veículo de quatro rodas.

Seja como for, o fato é que assim como os automóveis, as motocicletas também evoluíram nas últimas décadas com relação ao conforto e, principalmente, na confiabilidade de condução. 
Por isso, resolvemos resgatar quatro dos inventos tecnológicos voltados para a segurança mais importantes na história da motocicleta. Confira abaixo.

Airbag

O airbag foi inventado em 1953 por John W. Hetrick, mas só foi usado em 1973 nos Oldsmobile, Cadillac e Buick. Coube a Mercedes-Benz popularizá-lo no Classe S em 1981. Nas motos, coube ao modelo GL 1800 Gold Wing da Honda ser o primeiro e único, até então, com airbag do planeta, em 2006.

O sistema, segundo a marca, funciona por meio de sensores instalados nos garfos dianteiros que ao detectar uma colisão frontal grave, o airbag é acionado, absorvendo e reduzindo o impacto do motociclista ao ser arremessado da moto.

Honda Goldwing: a primeira moto a ter airbag
Honda Goldwing: a primeira moto a ter airbag
Imagem: Honda


No entanto, hoje o mais comum são os coletes integrados à jaqueta ou usados por cima dela com o airbag vendidos à parte em lojas de acessórios de motocicletas. No entanto, o acessório com o dispositivo se tornou obrigatório desde a temporada de 2018 do Moto GP e tem se mostrado a salvação de muitos pilotos.

Freios ABS

Inventado pelo francês Gabriel Voisin em 1929 na aviação, a versão eletrônica do ABS - ou Anti-Lock Braking System - foi usada pela primeira vez no Chrysler Imperial em 1971, como opcional, mas se popularizou em 1978 no Mercedes-Benz Classe S. Nas motocicletas, foi estreado pela BMW K100 em 1988, vendido à parte.

BMW K100
BMW K100
Imagem: BMW

Essas primeiras unidades ainda funcionavam com sistema hidráulico com pistões móveis e foi a Honda que introduziu as primeiras unidades eletro-hidráulicas na ST100 em 1992. Igual aos demais veículos, com as motos, o ABS também se baseia em impedir o travamento das rodas em frenagens mais fortes controladas por sensores de velocidade. Dessa forma, o recurso reconhece o movimento brusco da frenagem e volta a acionar e soltar o freio  de forma contínua em centésimos de segundos. Na prática, ele reduz a perda de aderência.

Controle de tração

O controle de tração foi introduzido mundialmente em carros pela Cadillac no ano de 1979, quando lançaram o Eldorado redesenhado com seu Sistema de Monitoramento de Tração. Porém, nas motos, o equipamento foi introduzido pela primeira vez no mercado de motocicletas em 1988 através da BMW em sua motocicleta K1. 

BMW K1
BMW K1
Imagem: BMW

Basicamente, funciona da seguinte forma: assim que os sensores detectam uma diferença de velocidade, o sistema de controle de tração estimula o freio a diminuir a velocidade daquela roda específica, de modo que ela desacelere de acordo com a velocidade da outra roda. Isso limita as chances de derrapagem ou deslizamento para fora da estrada. Em outras palavras, previne qualquer chance de ocorrer um acidente mais sério, principalmente em terrenos de baixa aderência.

Controle de estabilidade

Em 1991, a Bosch em parceria com a Mercedes-Benz deram os primeiros passos ao desenvolver o controle de estabilidade, mas foi só em 1995 que estreou no Classe S, de série nas versões mais caras e opcional nas demais. No caso das motos, o dispositivo de segurança que já ajudou a salvar milhões de vidas de motociclistas surgiu em 2014 através da KTM 1190 Adventure.

KTM 1190 Adventure
KTM 1190 Adventure
Imagem: KTM

Segundo a Bosch, o Motorcycle Stability Control (MSC) usa uma série de sensores para registrar a dinâmica de condução do veículo de duas rodas. Ao analisar os dados dos sensores, a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras, bem como o estado dinâmico atual da moto, o MSC traz maior segurança e estabilidade em diversas situações de condução.

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