Triumph SOS: marca cria serviço que pode salvar vidas

Sistema utiliza smartphone do piloto para detectar acidentes e acionar socorro médico
Triumph SOS: recurso utiliza apenas o smartphone do piloto

Triumph SOS: recurso utiliza apenas o smartphone do piloto | Imagem: Divulgação

A Triumph introduziu neste mês um interessante serviço batizado de Triumph SOS.

Como o nome sugere, a novidade é um avançado sistema de detecção de acidentes capaz de acionar, de forma automática, os serviços de emergência e resgate.

Segundo a Triumph explica, a tecnologia não depende de nenhuma conexão física com a motocicleta e opera por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para analisar os dados gerados pelos sensores do smartphone do piloto para detectar e validar um acidente.   

A tecnologia conta com uma plataforma hospedada no Google-Cloud e permite informar às equipes de salvamento dados precisos sobre a localização e detalhes da moto, informação médica do piloto, entre outros itens. 

O Triumph SOS também oferece um recurso chamado “pausa automática”, caso o piloto queira suspender o recurso durante um uso específico da moto que poderia gerar um alarme falso no sistema.

O aplicativo pode ser instalado em smartphones baseados nas plataformas iOS ou Android. O Triumph SOS já está disponível nos EUA, Canadá, Europa, Austrália e Nova Zelândia. O recurso pode ser utilizado por três meses sem cobrança, sendo que, após o período de teste, os interessados devem pagar uma mensalidade de US$ 4,99 (pouco mais de R$ 26 segundo a cotação atual). De acordo com a Triumph, o serviço pode ser cancelado a qualquer momento.

O Triumph SOS, detalha a fabricante, não grava nem envia dados de velocidade e telemetria para os serviços de emergência, mantendo a privacidade do usuário. A fabricante não informa, contudo, se o sistema poderá ser utilizado por proprietários de motos de outras marcas ou se vai expandir a oferta do Triumph SOS para outros países. Confira mais detalhes no vídeo abaixo: 

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!