Triumph Tiger 850 Sport é lançada
Pouco tempo após a marca confirmar a novidade, trail esportiva é apresentada e ficará abaixo da Tiger 900 tradicional
A Triumph acaba de apresentar na Europa a nova Tiger 850, modelo que deve servir de base para a linha de motos aventureiras da marca britânica. Por enquanto, ela é oferecida em uma versão única chamada de Sport. Segundo a empresa, é uma crossover para encarar o asfalto, mas com aptidões para um leve off-road. Na Inglaterra, custará a partir de 9.300 libras esterlinas, ou cerca de R$ 65 mil.
A nova Tiger 850 é apresentada como um modelo mais acessível tanto em preço como em dirigibilidade para os pilotos que desejam ingressar na linha de aventureiras. Ela conta com tecnologia e recursos derivados da nova Tiger 900, modelo revelado no final do ano passado e que chegou ao Brasil em julho deste ano. Vale lembrar que a rival BMW adota postura similar com os modelos F 750 GS e F 850 GS.
Começando pelo motor, a Triumph Tiger 850 conta com o mesmo tricilíndrico de 888 cm³ usado na Tiger 900, mas com configuração eletrônica para tornar torque e potência mais gerenciáveis. Ele alcança 85 cv de potência a 8.500 rpm e 8,36 kgfm de torque a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades e conta com embreagem assistida e deslizante. Para comparação, a Tiger 900 nacional desenvolve 95 cv e 7,5 kgfm a partir do mesmo conjunto.
Apesar de ser uma motocicleta de entrada, ela dispõe de uma alta quantidade de tecnologia embarcada, como painel em TFT com tela de 5 polegadas, iluminação total por lâmpadas de LED, freios ABS, controle de tração que pode ser desligado e dois modos de condução selecionáveis: Road e Rain. Os freios dianteiros contam com discos de 320 mm e pinças da italiana Brembo. As suspensões são fornecidas pela Marzocchi e possuem garfo invertido na dianteira e monoamortecedor na traseira com ajuste de pré-carga.
Suas rodas são de alumínio, com 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. Elas são calçadas por pneus de uso misto. No que diz respeito a ergonomia, a Tiger 850 possui dois níveis de altura para o assento, ficando a 810 mm do solo na regulagem mais baixa e a 830 mm na mais alta. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros.
A nova Triumph Tiger 850 Sport chegará às lojas europeias em janeiro de 2021 em duas opções de cores: grafite com vermelho ou grafite com azul. A imprensa britânica especula que ela deve substituir as configurações de entrada da Tiger 900. Na tarde desta quinta-feira a subsidiária brasileira da Triumph informou que a Tiger 850 Sport não está nos planos da marca para o Brasil. Acreditamos que uma das razões possa estar relacionada com o preço que a Tiger 850 Sport chegaria ao país. Considerando os valores anunciados no exterior, quando convertidos eles mostram-se superiores em relação aos modelos mais em conta da Tiger 900 nacional, que parte de R$ 48.990.