'Milionárias': veja 10 das motos mais caras já vendidas

Raras e cada vez mais valiosas, algumas motocicletas dessa lista, inclusive, custam mais que uma Ferrari Roma 2023 0km. Conheça essas "joias raras"
As motos mais caras do mundo

As motos mais caras do mundo | Imagem: Reprodução

O termo “joia rara” pode ser interpretado de diversas formas em seu contexto, e no caso de motos antigas e clássicas, muitas vezes em seu “estado bruto”, certamente valem fortunas incalculáveis, dada a sua história e seus testemunhos de época. Algumas motocicletas dessa lista, inclusive, custam mais que uma Ferrari Roma 2023 0km, esportiva avaliada em R$ 3,6 milhões. 

A cada dia novos leilões estão acontecendo, assim, motos ainda mais caras podem aparecer. Para conhecer alguns dos 10 exemplos mais valiosos veja a lista abaixo com base em levantamento do do renomado site Top Speed.

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Flying Merkel Board Track Racer 1911 - R$ 2.129.485

A fabricante estadunidense Flying Merkel teve vida curta. Tudo começou quando seu fundador Joe Merkel começou a construir motocicletas em 1902 e, em 1915 acabou ficando para a história, trazendo importantes inovações, como o "truss fork", um antecessor do garfo telescópico, e a alimentação automática por gotejamento de óleo, que mais tarde foi adotada pela Indian e pela Harley Davidson. Em seu legado, deixou a Flying Merkel Board Track Racer 1911 que em 2015 foi leiloada pela Mecum Auctions em Las Vegas e arrecadou US$ 423.500, ou o equivalente a R$ 2.129.485. O motor é um V2 de 997 cc.

Flying Merkel Board Track Racer 1911
Flying Merkel Board Track Racer 1911
Imagem: Reprodução

Vincent White Shadow 1951 - R$ 2.182.282

O construtor e designer inglês Philip Vincent comprou a H.R.D. em 1928. As primeiras motos levavam o nome Vincent-HRD, o que após a 2ª Guerra Mundial, as siglas foram descartadas para não confundir com o ‘HD’ da Harley Davidson. Tudo em vão, pois em 1955, a Vincent já não existia. A Vincent White Shadow 1951 foi considerada uma das motos em série mais rápidas do mundo (200 km/h). Pudera, pois na época, assim como outros modelos da Vincent Shadow, trazia motor V Twin de 998 cc, quatro tempos, refrigerado a ar que rendia 55 cv a 5.500 rpm. Os registros de época mostram que só 15 unidades da White Shadow foram feitas.

Vincent Black Lightning 1951
Vincent Black Lightning 1951
Imagem: Reprodução

Brough Superior SS100 Alpine Grand Sports 1926 - R$ 2.277.819

“Abençoada” pela Rolls Royce que atestou a qualidade das motos da Brough Superior, nos anúncios publicitário era possível encontrar dizeres como  o “Rolls-Royce das motocicletas”. O nome “Superior” se deu quando o filho do fundador William Edward Brough, George Brough resolveu aprimorar ainda mais os projetos de seu pai, daí o nome Brough Superior. O modelo SS100 Alpine Grand Sports de 1926 foi vendido em 2012 pela casa de leilões RM Sotheby s por US$ 453 mil, o que, hoje, ultrapassa a casa dos R$ 2,2 milhões. A motor traz como características o motor JAP de 980cc (8/45 hp) e garfos dianteiros Harley-Davidson.

Brough Superior SS100 Alpine Grand Sports 1926
Brough Superior SS100 Alpine Grand Sports 1926
Imagem: Reprodução

BMW Type 255 Kompressor 1939 - R$ 2.413.584

Em 1939, a Type 255 Kompressor é a moto da BMW que deu vitória ao alemão Georg Meier na competição TT da Ilha de Man, tornando-se o primeiro piloto de motocicleta a fazer uma volta de um Grand Prix a mais de 160 km/h! Dotada de motor boxer de 492 cc de 60 cv, ela é uma recriação, construída pelo ex-piloto da BMW Walter Zeller, que colocou um motor RS255 original de 1939 em um quadro tipo êmbolo Rennsport de 1951. Apesar de não ser um modelo  de corrida original, alcançou US$ 480 mil, ou R$ 2.413.584, em 2013 no leilão da Bonhams.

BMW Type 255 Kompressor 1939
BMW Type 255 Kompressor 1939
Imagem: Reprodução

Brough Superior SS100 1930 - R$ 2.727.852

Outro modelo da Brough Superior, mas desta vez um SS100, foi usado para vencer, na Suíça, em 1930, o International Six Days Trial (ISDT), considerado o evento de motocicleta off-road mais antigo do calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A moto, leiloada em 2019 toda desmontada e seus componentes separados em caixas, arrecadou US$ 542.500, ou R$ 2.727.852 na cotação atual. Após a aquisição, o comprador  a reconstruiu utilizando todos os componentes originais desmontados do exemplar de 1930.

Brough Superior SS100
Brough Superior SS100
Imagem: Reprodução

Crocker Big Tank 1939 - R$ 3.539.923

Arrematada pela Mecum Auctions em 2019, esta Crocker Big Tank 1939 é de origem norte-americana. Fundada por Albert Crocker, a empresa ficou famosa por fabricar as motos mais exclusivas e caras de seu tempo. Só para se ter uma ideia, foram produzidas cerca de 100 Crockers, sendo que estima-se que 70 ainda “sobrevivem” para contar a história. Este modelo Big Tank em especial traz propulsor Big Twin de 1.000 cc original - com número de série 39-61-108 - e restaurado por um especialista alemão nas mesmas cores originais do catálogo da época, no caso a clássica combinação da preta e prata.

Crocker Big Tank 1939
Crocker Big Tank 1939
Imagem: Reprodução

Harley Davidson ‘Strap Tank’ 1907 - R$ 3.595.234

Considerado por muitos como o melhor exemplar da Harley Davidson, a Strap Tank de 1907, acreditem, nunca foi não restaurada e é um dos poucos modelos dessa lista 100% original, incluindo a pintura. Ela traz propulsor monocilíndrico de 440 cc que rende 3 1/4 hp. Esses primeiros modelos de ‘tanque de cinta’ da H-D são os mais raros e cobiçados de todas as máquinas de Milwaukee, e esta unidade de 1907 é uma das primeiras 207 construídas, incluindo os protótipos. Foi vendida em 2015 pela quantia de US$ 715 mil, ou fazendo uma conversão direta, pouco mais de R$ 3,5 milhões.

Harley-Davidson Strap Tank 1907
Harley-Davidson Strap Tank 1907
Imagem: Reprodução

Crocker Small Tank 1936 - R$ 4.148.347

Mais rara ainda que a Big Tank, a Small Tank foi arrematada em 2019 pela bagatela de US$ 825 mil, ou seja, mais de R$ 4,1 milhões, o que faz dela a terceira moto mais cara e rara desse Top10. O exemplar faz parte de um dos 14 Crockers originais construídos à mão pelo fundador da Crocker Al Crocker e pelo inventor e designer americano Paul Bigsby, mais precisamente o número 12 (número de série 366112). Com motor V Twin de 1.000 cc, alcançou a velocidade máxima de 177 km/h, derrubando a Brough Superior SS100 como a moto de produção mais rápida antes da Segunda Guerra Mundial.

Crocker Small Tank 1936
Crocker Small Tank 1936
Imagem: Reprodução

Cyclone Board Track Racer 1915 - R$ 4.286.625

Fabricada em 1915 pela Joerns Manufacturing Company, com sede em Minnesota, entre 1912 e 1917, a Cyclone Board Track Racer trouxe muita tecnologia avançada para a sua época. A exemplo disso, a marca introduziu o sistema de árvores de comando no cabeçote acionadas por eixo e engrenagens cônicas do virabrequim, que funcionava sobre rolamentos de rolos quando a maioria dos outros motores usava rolamentos lisos. O “coração” da joia é um V-twin de 999 cc que produz cerca de 45 cavalos, que nessa configuração de corrida atingia 160 km/h, uma velocidade enorme para o seu tempo.

Cyclone Board Track Racer 1915
Cyclone Board Track Racer 1915
Imagem: Reprodução

Vincent Black Lightning 1951 - R$ 4.671.290

Vendida por US$ 929.000 (R$4.671.290) em 2018, esta é atualmente a motocicleta mais cara já vendida em leilão. Essa Vincent Black Lightning 1951 em particular é uma das poucas 19 unidades ainda existentes e teve como mérito bater o recorde de velocidade máxima de 227 km/h em 1953, algo surreal para uma moto de produção na época. Parte dessa façanha se deve ao propulsor de 998 cc de 70 cv customizado com equipamentos de corrida de alto desempenho tais como bielas de maior resistência, balancim polido, engrenagens intermediárias de aço, carburadores de corrida entre outras atualizações.

Vincent Black Lightning 1951
Vincent Black Lightning 1951
Imagem: Reprodução

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