Você pagaria R$ 200 mil em uma moto 2 tempos?
Langen tem motor de 249,5 cm³ de capacidade com dois cilindros em V e 75 cv de potência. Terá apenas 100 unidades feitas
Com regras de emissões cada vez mais restritivas, os fumacentos motores de ciclo dois tempos ficaram no passado. Hoje, são vistos apenas em scooters pequenos, modelos off-road e em alguns mercados asiáticos. No entanto, a Langen Motorcycles quis fazer uma homenagem a estes propulsores mais simples.
A empresa apresentou no Salon Privé, evento automotivo de alto luxo britânico, uma cafe racer com ares futuristas, mas trazendo um motor diretamente do passado. A moto já tem itens modernos, como faróis de LED, chassi de treliça freios mais potentes, mas seu quadro abriga um propulsor de ciclo 2 tempos. Esse tipo de motor trazia vantagens por ser ser mais leve e simples, tendo apenas sete peças móveis. Mas emitia fumaça e exigia a mistura de óleo no combustível.
O propulsor usado pela Langen é fornecida por uma empresa italiana chamada Vins. Ele tem dois cilindros em V, arrefecimento a líquido e injeção eletrônica de combustível. Com 249,5 cm³ de capacidade, já entrega 75 cv de potência. O número é bem mais elevado que o de um propulsor equivalente de ciclo 4 tempos: entre 20 cv e 30 cv.
Mesmo “fumacenta”, a Langen diz que suas motos serão homologadas para andar nas ruas europeias, apesar das regras de emissões. A empresa anunciou que apenas 100 unidades serão feitas a mão, o que abre uma brecha na regulamentação de poluentes. No entanto, quem quiser um unidade terá que desembolsar 28.000 libras, sem impostos, ou cerca de R$ 205 mil na conversão direta. Ainda assim, a empresa diz estudar o aumento da produção devido à demanda acima do esperado.