Yamaha apresenta motor elétrico de 476 cv

Depois de apresentar propulsores com até 273 cv, marca dos três diapasões oferecerá opções mais fortes
Novo motor elétrico da Yamaha entrega 476 cv

Novo motor elétrico da Yamaha entrega 476 cv | Imagem: Divulgação

No início do ano passado, a Yamaha anunciou que estava disponibilizando para compra um motor elétrico de produção própria. A linha de propulsores então poderia ter potência variando entre 47 cv e 273 cv. Agora, a marca dos três diapasões anunciou que oferecerá mais uma opção de motorização elétrica aos consumidores até o final do mês.

Desta vez, o novo motor elétrico da Yamaha praticamente dobrou sua performance, entregando 350 kW de potência, ou cerca de 476 cv. Ele utiliza um sistema de motor síncrono de imã permanente capaz de operar a 800V de tensão. Pensado para aplicação em veículos de alto desempenho, também recebeu sistema de arrefecimento de óleo.

A marca nipônica diz ter desenvolvido essa família de propulsores elétricos compactos pensando em modularidade, sendo que eles podem trabalhar em conjunção direta com mais unidades do mesmo tipo sem grandes adaptações. Para ilustrar a modularidade dos propulsores, a marca divulgou uma imagem do chassi de um carro com quatro destes motores, chegando a 1.903 cv de potência.

De acordo com a empresa, “principal característica deste motor elétrico recém-desenvolvido é sua construção compacta que trata os componentes mecânicos e elétricos como uma única entidade, integrando a engrenagem e o inversor em uma unidade”. Esse sistema de compactação do propulsor é algo similar ao visto no que a Triumph apresentou com a TE-1.

Motor elétrico da Yamaha é modular e pode trabalhar em conjunto com mais unidades
Motor elétrico da Yamaha é modular e pode trabalhar em conjunto com mais unidades
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!