Yamaha fornecerá motores para a avião de pequeno porte

Fabricante fechou uma parceria com a empresa ShinMaywa para desenvolver uma nova geração de aeronave utilizando seus motores de motocicletas adaptados
Protótipo

Protótipo | Imagem: Divulgação

A Yamaha decidiu ampliar a aplicação dos pequenos motores usados em suas motos. A fabricante anunciou nesta terça-feira, 29, que fechou um acordo de cooperação com a também japonesa ShinMaywa, que atua na aviação, entre outros segmentos.

As duas empresas se comprometeram a desenvolver uma nova geração de aviões leves que serão equipados com os motores de motocicletas devidamente adaptados para essa função.

A Yamaha não deu muitos detalhes sobre o projeto, mas mostrou o bloco de um motor de dois cilindros que será instalado no protótipo do pequeno avião. Pelas características dessa aeronave, com asa alta e supostas dimensões bastante modestas, trata-se de um modelo simples, com o chamado “trem duro”, ou seja, rodas fixas.

As fabricantes japonesas afirmaram que aproveitarão seus expertises para “projetar conceitos, construir protótipos, conduzir testes e avaliar o uso de tecnologia autônoma, entre outras metas”. No entanto, nem Yamaha nem ShinMaywa revelaram um cronograma neste momento.

Motor
Motor
Imagem: Divulgação

A ShinMaywa é uma empresa bastante antiga, fundada no começo dos anos 1920 como uma divisão da Kawanishi Machinery Company. A produção de aviões durou até a Segunda Guerra Mundial quando foi banida após o fim do conflito.

Curiosamente, em 1946 a Kawanishi começou a produzir motocicletas e três anos depois, caminhões, atividade que segue até hoje. A ShinMaywa surgiu oficialmente em 1949 ainda como Shin Meiwa Industry Company Limited.

Em 1952, com o fim do banimento à produção aeronáutica, a empresa japonesa voltou a atuar no segmento, além de abrir outras atividades. Em 1966, a fabricante foi agraciada com uma encomenda do governo para um avião anfíbio, que pode decolar e pousar tanto na água quanto numa pista pavimentada.

O PS-1, um avião de quatro motores a hélice, voou pela primeira vez em 1974, que ganhou uma nova geração em 2003, rebatizada como US-2 e até hoje sua única aeronave em produção.

Yamaha-RMax
Yamaha-RMax
Imagem: Divulgação

Flerte com a aviação

A própria Yamaha não é exatamente uma novata na aviação. Na década de 90, a empresa criou o R-MAX, um pequeno helicóptero não tripulado para uso agrícola.

Não foi só: desde os anos 2000 uma empresa americana, a Mohawk Aero Craft adapta motores de trenós da Yamaha para uso em girocópteros.

Por

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos