Yamahauler: quando a Toyota usou a Yamaha para vender picapes

Na década de 1970, marcas nipônicas se juntaram para abrir caminho à Hilux no concorrido mercado norte-americano
Toyota Yamahauler

Toyota Yamahauler | Imagem: Divulgação

Nos EUA da década de 1970, poderia não parecer uma boa ideia tentar vender uma picape por lá. Ford, Chevrolet e Dodge dominavam o mercado norte-americano em um segmento extremamente tradicionalista. Então, quando a Toyota introduziu a Hilux por lá naquela época, precisou de uma forcinha.

Para promover a chegada de uma nova configuração com caçamba alongada da Hilux, chamada então apenas de “Toyota Truck”, a empresa fez uma parceria com a Yamaha para promover as vendas da picape em 1974. O resultado foi uma Yamahauler, algo como “puxadora de Yamaha” na tradução livre, e o resultado é esse das fotos.

Apesar de ser praticamente idêntica a qualquer outra Hilux daqueles tempos, incluindo o pequeno motor 2.0 carburado, a Yamahauler foi um carro único, que trazia uma moto de competição da Yamaha na caçamba e foi usada em diversas ações de vendas da picape ao longo dos anos 1970.

Ela trazia uma pintura metálica exclusiva, com tonalidades complementares nas laterais, o que resulta em um visual típico daqueles tempos. Para fechar o desenho, foram usadas rodas da Cragar, famosa marca de equipamentos para os “muscle cars” dos EUA. A Yamahauler ainda tinha itens únicos como turbo, suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas.

Anúncio de época para a Toyota Yamahauler
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Imagem: Reprodução
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

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