'Airbag para o bumbum': conheça tecnologia de empresa sueca para motociclistas

Equipamento ainda está em desenvolvimento, mas promete proteção aos membros inferiores de quem usa moto. Material é 17 vezes mais resistente que o aço, diz empresa.
Calça airbag da Mocycles promete proteção aos membros inferiores de motociclistas

Calça airbag da Mocycles promete proteção aos membros inferiores de motociclistas | Imagem: Mocycles

Quem anda de moto e já teve uma queda sabe que proteção nunca é demais quando o assunto é motocicleta. Pensando em levar essa ideia para os membros inferiores do corpo, a Mo’cycle’s está desenvolvendo uma calça airbag.


O equipamento inflável protege as coxas e o bumbum do motociclista. De acordo com a empresa sueca, esse seria o primeiro airbag a proteger todo o corpo dos usuários de moto nas ruas, quando combinado com as jaquetas que também oferece.


A Mo´cycle´s explica que sua calça infla apenas um milissegundo depois de acionar o gatilho. Ele funciona por meio de um cabo que fica conectado a moto; no momento da queda, o dispositivo se solta, como acontece naqueles sistemas de segurança em esteiras ergonométricas. 

Cabo é responsável por acionar a calça airbag após uma queda
Cabo é responsável por acionar a calça airbag após uma queda
Imagem: Mocycles


Após a ativação, é possível utilizar a causa novamente fazendo um novo armamento com cartucho de CO². A empresa afirma que o tecido usado na peça também é de alta resistência, 17 vezes mais forte que aço, mesmo que 8 vezes mais leve. 


Quando será lançado?


Para quem curtiu a ideia, ainda deve levar algum tempo para o “airbag de bumbum” chegar às lojas. A patente do produto foi registrada em 2017, e mais de 450 euros foram investidos no projeto desde então.  

Calça airbag antes e depois de inflar
Calça airbag antes e depois de inflar
Imagem: Mocycles