'Avó da CG' com báu de carga gigante é vendida por R$ 70 mil com apenas 32 km rodados

Com um chassi feito a partir de uma estrutura metálica oca, Turner By-Van pode carregar até 76 kg de carga e motor acoplado na roda dianteira
Turner By-Van

Turner By-Van | Imagem: Silverstone Auction

Um raro exemplar da Turner By-Van dos anos 40 foi vendido em leilão por 11.250 libras. A raridade feita pela inglesa Turner pode ser considerada uma "avó da Honda CG", isso porque surgiu com uma proposta de ser um veículo para entregas.

A unidade com apenas 32 quilômetros rodados, ao menos de acordo com o velocímetro, saiu pelo equivalente ao valor de quase R$ 70 mil (cotação do dia), similar ao preço de uma Africa Twin 1100 nova. Quando foi lançada, a By-Van era uma aposta para transporte de mercadorias, mas acabou não alcançando o sucesso esperado.

Motor na roda dianteira

Turner By-Van
Turner By-Van
Imagem: Silverstone Auction

Na época, a empresa que fabricava motores e até aviões, resolveu investir no segmento de "veículos de entrega leves"; daí surgiu uma inusitada motocicleta com motor fixado acima da roda dianteira e sem quadro. O que faz as vezes do chassi da moto é uma estrutura metálica e oca que serve como ligação entre as rodas. Nesse compartimento é possível levar uma boa quantidade de carga.

A ideia é similar ao que vemos hoje nas scooters, mas simplesmente levada ao extremo: a By-Van pode levar até 76 kg de carga. Em algo que parece totalmente impensado para os dias de hoje, o motor de 168 cc, de 2 tempos, está fixado sobre a roda dianteira. Por meio de corrente, a tração é levada para a frente da moto ao contrário da grande maioria das motos, que a tem na traseira.

Espaço para carga na Turner By-Van
Espaço para carga na Turner By-Van
Imagem: Silverstone Auction

Utilizando um câmbio de 3 marchas, o modelo pode chegar a cerca de 50 km/h. Apesar de extremamente interessante, o projeto acabou não decolando e poucas unidades foram produzidas. 

Motor da Turner By-Van
Motor da Turner By-Van
Imagem: Silverstone Auction

O exemplar vendido pela Silverstone Auction, na Inglaterra, estava sob domínio de uma mesma família pelos últimos 40 anos e apresenta apenas 32 quilômetros rodados. Como era esperado, a unidade ainda em estado original, não está funcionando corretamente e precisará de uma reforma. O modelo apareceu no programa "Caçadores de Relíquias", em 2019, e os apresentadores tentaram comprá-lo, mas o negócio não foi fechado. 

MAIS DO MUNDO MOTO

MOTOO mostra diferenças entre Royal Enfield Scram 411 e Himalayan:

 

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos