Bajaj Dominar 400 mudou no Brasil? Saiba a diferença

Moto mais vendida da marca no país passa a contar com apenas 1 vela no motor, substituindo a versão que tinha 3 velas; entenda a mudança
Bajaj Dominar 400 2023

Bajaj Dominar 400 2023 | Imagem: Bajaj

A Bajaj Dominar 400 passou por uma mudança no Brasil. O modelo mais vendido da empresa no país passa a ter somente 1 vela de no motor, substituindo as 3 velas da versão anterior, tecnologia conhecida pelo nome de DTSI.

Essa informação surgiu primeiramente com nosso colega Marlon, do canal Garagem Notícias, que nos avisou desse fato no último dia 30 de abril. Após consulta com a Bajaj do Brasil, a empresa confirmou a mudança.

De acordo com a fabricante, essa alteração foi motivada devido às normas de emissões Euro 5 (Europa) e BS6 (Índia) a fim de que o motor se adequasse às regras. 

Bajaj Dominar 400 2023
Bajaj Dominar 400 2023
Imagem: Bajaj

Veja, na íntegra, o comunicado da Bajaj:

"A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto."

MAIS DO MUNDO MOTO

Tudo sobre a Bajaj Dominar 400

Bajaj Dominar 400

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos