BMW celebra 40 anos da família GS

Linha de motos aventureiras da divisão Motorrad da marca bávara teve início há quatro décadas com a primeira R 80 GS
Família de sucesso, BMW Motorrad celebra os 40 anos da gama GS

Família de sucesso, BMW Motorrad celebra os 40 anos da gama GS | Imagem: Divulgação

Se hoje é difícil imaginar a BMW Motorrad sem a linha de motocicletas aventureiras da família GS, é porque completam-se 40 anos desde a introdução dessa família de produtos. O sucesso é tanto que a atual R 1250 GS foi a moto mais vendida da empresa no Brasil não só no mês passado como também no acumulado de 2020.

A primeira motocicleta da linha GS foi apresentada pela BMW na França no segundo semestre de 1980. Foi aí que a R 80 GS foi introduzida aos mercados europeus. Era a primeira vez que a marca bávara mesclava as necessidades de quem usa a moto no dia a dia com as de quem gosta de praticar off-road. A sigla GS, inclusive, vem do alemão “Gelände Strasse”, ou “campo e estrada” na tradução direta.

Como manda a tradição da BMW, a R 80 GS trazia um motor de dois cilindros contrapostos e alimentado por dois carburadores. Ele rendia 50 cv de potência e 5,7 kgfm de torque, suficiente para uma velocidade máxima declarada de 180 km/h. Com um tanque de 20 litros, prometia uma autonomia de até 400 km. Em 1981, a BMW R 80 GS foi a vencedora do Rali Paris-Dakar nas mãos do piloto francês Hubert Auriol.

No Brasil, os modelos da família GS começaram a ser produzidos localmente em 2009, com a G 650 GS. Em 2019 BMW Motorrad celebrou a marca de 60.000 unidades fabricadas em sua fábrica no Brasil com a produção de uma F 850 GS. Ainda no ano passado, a atual R 1250 GS, herdeira direta da R 80 GS, ganhou sua mais recente geração. Para quem quiser saber mais sobre a história da família GS, a marca disponibilizou um livro virtual que pode ser acessado por meio deste link

Família de sucesso, BMW Motorrad celebra os 40 anos da gama GS
Família de sucesso, BMW Motorrad celebra os 40 anos da gama GS
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a BMW R 1250 GS

BMW R 1250 GS

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos