BMW estuda controle de tração adaptativo para sua motos

Tecnologia seria capaz de preparar motocicleta para reagir a situações de risco iminentes
Sistema de radares e controle de cruzeiro adaptativo da BMW

Sistema de radares e controle de cruzeiro adaptativo da BMW | Imagem: Divulgação

Ao contrário do mercado de automóveis, onde os sistemas de auxílio ao motorista estão cada vez mais variados e atuantes, o segmento de duas rodas ainda reluta a adotar certos avanços tecnológicos. E a razão para isso envolveria o difícil equilíbrio entre segurança e o prazer de pilotar.

Popular entre os carros, o controle de cruzeiro adaptativo ainda é visto com ceticismo embora tenha se mostrado eficaz. Agora, a BMW estaria trabalhando numa tecnologia bastante interessante e mais em linha com o perfil do motociclista.

Segundo desenhos de patentes vistos pelo site Visordown, o novo sistema seria um controle adaptativo de tração. Graças a um conjunto de câmeras, o recurso seria capaz de prever as condições à frente da moto e assim adaptar a tração, freios e o motor para se prepararem para uma situação de risco.

A grande diferença no projeto da marca bávara é que a ação seria preventiva e não reativa, como nos controles de tração tradicionais, que atuam quando a situação já é ruim. Imagine que a pista da estrada está molhada numa curva a alguns metros à frente. O sistema detecta as condições e reconfigura a moto sem que seu condutor tenha percebido qualquer coisa.

Parece ser uma grande ideia, mas que precisa ser comprovada na prática e, sobretudo, não comprometer a sensibilidade do motociclista a ponto de ser rejeitada. Não é uma tarefa fácil, mas os benefícios certamente compensarão os esforços. Resta saber em que estágio o projeto da BMW está – por enquanto o jeito é se contentar com o desenho de patente.

Desenho de patente mostrando o suposto controle adaptativo de tração da BMW
Desenho de patente mostrando o suposto controle adaptativo de tração da BMW
Imagem: Reprodução

ACC a caminho

No ano passado, a BMW anunciou que colocará no mercaod um controle de cruzeiro adaptativo em suas motos. O sistema Active Cruise Control (ACC) que será oferecido nas motos BMW foi desenvolvido em parceria com a Bosch e permitirá ao piloto definir não apenas uma velocidade de cruzeiro, mas também uma distância do veículo à frente, que é detectado usando um sensor de radar na frente da motocicleta.

A unidade de radar usa essas informações, além do ângulo de inclinação e velocidade atual do veículo, para calcular o caminho provável que a motocicleta seguirá nos próximos 100 metros. Em seguida, se necessário, modula a velocidade sozinha. Se um ajuste for necessário, é enviado um sinal pela central eletrônica para o ABS acionar os freios. O sistema também permite ao motor acelerar sozinho, como em um carro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!