Ciclo Otto: entenda o fascinante funcionamento do motor 4 tempos

Dominante entre as motos, os motores 4 tempos têm fases de admissão, compressão, combustão e exaustão. Uma das vantagens é a eficiência no quesito emissões
Ciclo Otto: como funciona o motor 4 tempos na moto

Ciclo Otto: como funciona o motor 4 tempos na moto | Imagem: Ducati

Os motores de quatro tempos dominam o cenário das motocicletas nas ruas. Isso se deve ao seu projeto mais eficiente principalmente no quesito emissões. O funcionamento do motor de 4 tempos é conhecido popularmente como Ciclo Otto, em homenagem ao engenheiro alemão Nikolaus Otto, que desenvolveu essa tecnologia em 1860. 

Uma curiosidade interessante é que ele registrou a patente na época e anos depois perdeu, mas a tecnologia seguiu batizada popularmente com seu sobrenome. 

Os quatro tempos do ciclo Otto

Os quatro tempos do ciclo Otto são: admissão, compressão, combustão e exaustão. Vamos entender cada um deles:

  • Admissão: Durante o primeiro tempo, o pistão se move para baixo, criando um vácuo dentro do cilindro. As válvulas de admissão se abrem e uma mistura de ar e combustível é admitida no cilindro.
  • Compressão: No segundo tempo, as válvulas de admissão se fecham e o pistão se move para cima, comprimindo a mistura ar-combustível. Isso prepara a mistura para a ignição, aumentando sua pressão e temperatura.
  • Combustão: Com a mistura ar-combustível comprimida, a vela de ignição dispara uma faísca, provocando sua queima controlada e rápida. Essa combustão empurra o pistão para baixo, convertendo energia química em energia mecânica.
  • Exaustão: Após a combustão, as válvulas de exaustão se abrem, e o pistão se move para cima novamente, empurrando os gases queimados para fora do cilindro. O ciclo então se repete continuamente enquanto o motor está em funcionamento. 
    Como em uma orquestra, é preciso cuidar que tudo esteja com a manutenção em dia para o motor fazer bem seu trabalho
    Como em uma orquestra, é preciso cuidar que tudo esteja com a manutenção em dia para o motor fazer bem seu trabalho
    Imagem: Triumph

Importância da manutenção preventiva

Manter um motor em boas condições é crucial para o bom funcionamento da moto. A manutenção preventiva inclui trocas regulares de óleo, filtros de óleo, filtros de ar e velas de ignição, entre outros cuidados como usar sempre combustível de qualidade. Isso prolonga a vida útil do motor, melhora seu desempenho e reduz o risco de falhas inesperadas. 

Apesar das quase infinitas variações entre motores eles funcionam nos mesmos quatro tempos
Apesar das quase infinitas variações entre motores eles funcionam nos mesmos quatro tempos
Imagem: Ducati

RPM: a chave para o desempenho do motor

A rotação por minuto (RPM) é a velocidade com que o eixo do motor gira em uma volta completa em um minuto. Quanto mais rápida a RPM, mais vezes o ciclo de quatro tempos ocorre em um minuto, resultando em mais potência. As RPMs ideais são projetadas pelos fabricantes para equilibrar desempenho e eficiência em diferentes situações de condução.

Motocicletas esportivas são normalmente mais potentes porque trabalham em uma faixa de mais rotações. Se no terceiro tempo do ciclo Otto ocorre sempre uma combustão que gera energia que é convertida em força no motor, quanto mais vezes em um minuto isso ocorrer mais potente será o motor. Como exemplo temos motores que trabalham até cerca de 8 mil rpm e motores que trabalham até 15 mil rpm.

Como em uma orquestra, é preciso cuidar que tudo esteja com a manutenção em dia para o motor fazer bem seu trabalho
Como em uma orquestra, é preciso cuidar que tudo esteja com a manutenção em dia para o motor fazer bem seu trabalho
Imagem: Triumph

Espero que você compreenda melhor o funcionamento do motor de quatro tempos em sua moto (ou carro). Se tiver mais dúvidas ou quiser explorar mais sobre o mundo das motocicletas, fique à vontade para seguir MOTOO nas redes sociais para mais conteúdo como este.

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