Custa quase R$ 500 mil: Aston Martin dá início aos testes de sua primeira moto

Modelo apresentado no ano passado, AMB 001 é resultado de uma parceria com a também inglesa Brough Superior
Detalhe da AMB 001 desenvolvida pela Aston Martin e Brough Superior

Detalhe da AMB 001 desenvolvida pela Aston Martin e Brough Superior | Imagem: Divulgação

O EICMA, salão internacional de motocicletas que ocorreu em Milão (ITA) no ano passado, foi o palco de estreia da primeira motocicleta da Aston Martin, a AMB 001. Enquanto a tradicional montadora de carros passou por reestruturações no início de 2020, o desenvolvimento de seu modelo duas rodas continua.

A empresa revelou um vídeo mostrando a AMB 001 em ação na pista, durante a fase de desenvolvimento e testes de durabilidade dos componentes. A moto trazia o mesmo padrão de camuflagem dos carros da Aston Martin. Marek Reichman, vice-presidente executivo da Aston Martin, afirmou que “esta motocicleta especial, assim como nossos carros, é o resultado de um belo design mesclado a tecnologias de ponta para deixar qualquer colecionador orgulhoso”.

Apenas 100 unidades da AMB 001 serão fabricadas. Todas serão produzidas artesanalmente na planta da Brough Superior em Tolouse, na França. Seu preço anunciado é de 108.000 euros, o que, em conversão direta, chega a quase R$ 500.000. Além da quantidade baixa de unidades, o preço da moto também deve limitar os compradores a uma base de colecionadores.

O projeto é resultado de uma parceria da Aston Martin com a tradicional marca britânica Brough Superior, daí o nome AMB. Ela traz um motor de dois cilindros em V, configuração muito conhecida, mas dotada de um turbo compressor. Com 997 cm³ de capacidade, o propulsor consegue desenvolver nada menos que 182 cv. O câmbio é manual com embreagem multidisco a seco e seis velocidades, sendo que a transmissão final ainda é feita por corrente. O peso a seco, sem contar fluídos ou piloto, é de 180 kg.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!