Depois da Yamaha, até a Aprilia quer moto de três rodas

Marca italiana efetuou um pedido de patente para um scooter de três rodas de alta cilindrada, nos moldes da Niken da rival
Patente para scooter de três rodas da Aprilia

Patente para scooter de três rodas da Aprilia | Imagem: Reprodução

O conceito de um scooter de média ou alta cilindrada com três rodas não é novidade. A Piaggio já faz o modelo MP3 dessa forma na Europa. A Yamaha também oferece a Niken, modelo similar com duas rodas dianteiras e mecânica emprestada da MT-09, e a Tricity 300. Agora, parece que mais uma empresa vai querer entrar nesse nicho de mercado.

No continente europeu, a Aprilia efetuou um pedido de registro de patente para um novo produto. A imagem mostra que a Aprilia Mana, naked de alta cilindrada, serviu de base para uma nova suspensão dianteira basculante. Embora não tenha sido muito popular e já ter sido descontinuada, a Mana tinha um motor de 839 cm³ já tinha transmissão automática como opção. Assim, a transição para um maxi-scooter de três rodas é mais simples.

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Enquanto o sistema de suspensão por paralelogramo parece ser similar às opções da Piaggio e da Yamaha, o modelo da Aprilia deve se diferenciar pelos amortecedores frontais. No lugar de garfos telescópicos convencionais, como é usado na Niken, a novidade deverá contar com um conjunto de amortecedor e mola em peça única, mais próxima do que é visto em carros com suspensão do tipo McPherson.

Ainda não se sabe se a Aprilia colocará o scooter de três rodas em produção ou se está apenas protegendo alguns de seus projetos de desenvolvimento. Se chegar às ruas, o modelo poderá ter algumas vantagens práticas, uma vez que o tipo de suspensão dianteira adotada permite uma amplitude maior de ajuste para os ângulos de cambagem, podendo entregar maior estabilidade

Yamaha Tricity 125
Yamaha Tricity 300
Imagem: Divulgação

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