Ducati Panigale V4 ganha versão SP mais esportiva

Novidade terá produção limitada. Moto foi inspirada pelo modelo de competição da marca no Mundial de Superbike
Ducati Panigale V4 SP 2021

Ducati Panigale V4 SP 2021 | Imagem: Divulgação

A Ducati anunciou a produção da Panigale V4 SP 2021. O modelo parece ter saído de uma etapa do Mundial de Superbike, onde a marca compete com uma versão específica que serviu de inspiração. A produção será limitada e as entregas devem começar na Europa em março, mas a fabricante não revelou os preços nem quantas unidades serão feitas.

A sigla SP vem de “Sport Production”, como se fosse um especial de homologação. A versão inclui embreagem seca, em oposição às peças tradicionais banhadas em óleo. As rodas são de  fibra de carbono e a moto contará com o número de série da edição especial gravado na mesa superior da direção.

Ducati Panigale V4 SP 2021
Ducati Panigale V4 SP 2021
Imagem: Divulgação

A SP traz o mesmo motor de quatro cilindros em V da Panigale V4, entregando 214 cv de potência máxima e 12,6 kgfm de torque. O peso a seco da novidade é de 173 kg. Visualmente, tem elementos exclusivos, com grande destaque da cor preta em contraste com o alumínio exposto do tanque e reflexos vermelhos em diferentes componentes, muitos deles vindos diretamente da Superleggera V4.

Um dos elementos mais marcantes é a embreagem seca, um dispositivo quase exclusivo de alta performance e que já foi usado há alguns anos por algumas Ducati de série. Este mecanismo proporciona maior eficiência na pista, graças ao seu resfriamento otimizado e à redução de peso envolvido, com menos óleo e tampa mais leve do motor. O conjunto fica exposto na carcaça do motor. 

As rodas de fibra de carbono são 1,4 kg mais leves que as de alumínio forjado. As pinças de freio dianteiro são do modelo Brembo Stylema R. A Ducati Panigale V4 SP mostra ainda manetes Rizoma em alumínio anodizado e uso intenso de fibra de carbono na carenagem dianteira e nos apêndices aerodinâmicos nas laterais. A série especial vem equipada com um kit de corrida para uso de pista que facilita a desmontagem dos espelhos e do suporte de placa. O kit também permite o uso da tampa de embreagem aberta. 

Ducati Panigale V4 SP 2021
Ducati Panigale V4 SP 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!